Como trocar o HD do Playstation 4: mais espaço e mais desempenho para o seu videogame

Por Redação 10/07/2014 20:08 | atualizado 06/12/2019 20:15 Comentários Reportar erro

O Playstation 4 foi lançado em novembro do ano passado e, a cada mês, vÁrios novos games são lançados na plataforma, o que inevitavelmente acaba enchendo o disco rígido do console. No intuito de aumentar a capacidade de armazenamento do videogame e de melhorar a velocidade com que o PS4 roda seus jogos, resolvemos fazer um vídeo explicando o passo a passo do processo de troca do HD (e SSD), incluindo a desmontagem das peças do aparelho, tutorial de reinstalação do software de sistema e configurações padrão. Também aproveitamos para conferir a diferença de desempenho que mudar o armazenamento traz para o sistema na hora de abrir um game.

  • ESPECIFICAÇÕES DO HD

1) Independente da capacidade de armazenamento, o novo HD precisa ser do tipo SATA, com tamanho de 2,5" e operar a 5400rpm. De acordo com a Sony, outros modelos podem funcionar, mas a empresa não encoraja a fazer a troca. 


  • TUTORIAL

1) Após a troca do HD (ou SSD), tenha um pendrive em mãos com pelo menos 1GB de espaço livre. No seu computador, formate-o no formato FAT32, algo que pode ser feito facilmente clicando sobre o símbolo do pendrive no explorer com o botão direito e escolhendo a opção "Formatar..."

2) Acesse o pendrive, crie uma pasta na raiz dele chamada "PS4" (sem as aspas e em maísculo), e dentro deste, uma nova pasta chamada "UPDATE" (também sem as aspas e em maiúsculo). 

3) Pelo computador, acesse o site de suporte do Playstation e baixe o arquivo de instalação do software do sistema do console neste link. O arquivo terÁ cerca de 800MB. Após o download, transfira o arquivo baixado para a pasta "UPATE" do pendrive.

4) Com o console totalmente desligado, insira o pendrive em qualquer porta USB no PS4. Aperte e segure o botão de ligar (POWER) por 7 segundos até ouvir dois bipes. O console vai iniciar em Modo de Segurança.  

5) Selecione a opção "[Initialize PS4 (Reinstall System Software)]". Em seguida, basta seguir os próximos passos que o console se encarregarÁ de todo o procedimento, precisando o usuÁrio apenas fazer algumas configurações de preferência de usuÁrio, inserir seu usuÁrio (e-mail e senha da PSN) e rebaixar os conteúdos digitais (saves em backup, jogos e etc.). 

6) Lembrando que o procedimento de troca do HD por outro com capacidade maior ou SSD não viola a garantia do aparelho. A Sony continua oferecendo suporte em caso de danos ao sistema.

Agradecemos à Seagate pelo envio do SSHD utilizado durante os testes

Assuntos
  • Redator: Redação

    Redação

Quem você acha que merece o GOTY do The Game Awards?

Mais vídeos