Nova geração do Snapdragon tem CPU quad-core de 2.5GHz

A briga entre os processadores móveis estÁ esquentando e o Mobile World Congress é palco para o lançamento de produtos que prometem levar os smartphones a um outro nível de desempenho. Após a Texas Instruments anunciar seu processador quad-core de 2GHz, agora é a vez da Qualcomm, que revelou durante o evento a nova geração de CPUs Snapdragon.

Com a nova arquitetura, fabricada em 28nm e batizada de "Krait", a companhia promete clocks de até 2.5GHz por núcleo e um desempenho 150% superior ao dos atuais processadores baseados em ARM, ao mesmo tempo em que consome 60% menos energia. 


O stand da Qualcomm no MWC 2011 mostra o potencial para games e 3D dos processadores Snapdragon

A nova família de chipsets inclui versões com um único núcleo, bem como modelos dual-core e quad-core. Todos têm suporte a Wi-fi, Bluetooth, GPS, rÁdio FM e NFC (Near Field Communication). Além disso, a nova geração Snapdragon é compatível com a captura e reprodução de vídeos e imagens em 3D.

Os chipsets ainda incluem GPUs Adreno mais poderosas que a versão atual. O modelo quad-core do processador virÁ com o Adreno 320 que, conforme a Qualcomm, oferece potencial grÁfico similar ao dos consoles atuais.

As primeiras unidades do chipset dual-core MSM8960 serão disponibilizadas no segundo trimestre de 2011, enquanto as demais versões deverão chegar no início de 2012.

O jornalista viajou a Barcelona a convite da Sony Ericsson

Assuntos
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Você já começou a segurar suas compras de games e hardware pra se preparar para a próxima geração de consoles?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.