SRAA, o novo AntiAliasing da NVIDIA para concorrer com o MLAA da AMD

A NVIDIA apresentarÁ durante a i3D 2011, que ocorrerÁ de 18 a 20 de fevereiro em São Francisco, Califórnia, um método de filtro anti-serrilhamento (AntiAliasing) que promete um novo patamar em termos de eficiência e qualidade.

Tendo a frente os pesquisadores Matthäus G. Chajdas, Morgan McGuire e David Luebke, o novo filtro atende pelo nome de Subpixel Reconstruction Antialiasing (SRAA), e ao que tudo indica, chegarÁ para concorrer com o Morphological Antialiasing (MLAA) da AMD, presente nas Radeons das séries 5000 e 6000.

Ainda não hÁ muitos detalhes do novo filtro, a exceção de um pequeno "abstract" do trabalho, que pode ser conferido abaixo na íntegra:    

"O Subpixel Reconstruction Antialiasing (SRAA) combina um único pixel (1x) de shading com visibilidade de subpixel para criar imagens sem serrilhados e sem aumento do custo de sombreamento. O SRAA mira nas renderizações de sombreamento diferido que não podem usar o método do antialiasing multisample.

O SRAA funciona como um pós-processamento de uma imagem renderizada com a profundidade de super resolução e buffers padrões, podendo ser incorporado em um renderizador existente, sem modificar os shaders. Desta forma, o SRAA se assemelha ao Morphological Antialiasing (MLAA), mas o novo algoritmo pode respeitar melhor os limites geométricos, fixando a execução, independente da cena e da complexidade da imagem.

O SRAA otimiza as aplicações sombreamento vinculados. Por exemplo, a nossa implementação necessitou de 1,8 ms (1280x720) para a produção de anti-serrilhamento de qualidade comparÁvel à sombreamento de 4-16x. Assim, o SRAA produziria um ganho real sobre o método de supersampling para aplicações que gastam 1 ms ou mais em sombreamento. A título de comparação, os jogos mais modernos gastam entre 5-10ms de sombreamento. Descrevemos também simplificações que aumentam o desempenho, reduzindo a qualidade."

Assuntos
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Você já começou a segurar suas compras de games e hardware pra se preparar para a próxima geração de consoles?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.