PC Tools lista piores deslizes em segurança online em 2010

"Cuidado onde clica!" Esse foi o alerta que a PC Tools fez ao longo do ano para despertar a atenção de internautas à segurança e proteção online. Essa mensagem se torna ainda mais importante depois de um recente estudo do Google sobre os mais pesquisados do ano "Zeitgeist 2010: How the world searched".

A PC Tools identificou os 7 mais memorÁveis incidentes de crimes cibernéticos mundiais associados ao nomes mais buscados na rede. Abaixo você confere quais foram as principais ameaças relacionados a nomes de celebridades ou assuntos de interesse social.

1. Justin Bieber (o mais pesquisado em 2010). Falso concurso online para acompanhar a estrela durante tour na Coreia do Norte – julho de 2010.

2. Lady Gaga, Kesha (as 10 músicas mais buscadas na rede) e outras de 48 Pop Stars. Ofertas de downloads ilegais de músicas inéditas, fotos, vídeo clipes, e emails para tentativas de roubo de informações pessoais – dezembro de 2010.

3. Unemployment – desemprego – (número 9 no ranking dos mais pesquisados). Crescimento considerÁvel em crimes cibernéticos relacionados às ofertas de empregos online para tentativas de roubo de informações pessoais e financeiras – dezembro de 2010.

4. Harry Potter and the Deathly Hallows Part 1 (número 2 no ranking dos filmes mais procurados). Criminosos virtuais oferecendo o filme do bruxo mais famoso das telonas aos fãs em troca de roubo de identidade – novembro de 2010.

5. Jersey Shore (número 1 em pesquisa de imagem). A estrela do reality show norte-americano Angelina Pivarnick teve sua conta do Facebook violada por uma garota de 15 anos de idade – setembro de 2010.

6. Barack Obama (número 1 em buscas para indicações e vencedores do Prêmio Nobel). Teve os dados da conta do Twitter roubados – 25 de março de 2010.

7. "Twilight Eclipse (número 1 no ranking dos filmes). Vídeos infectados foram acessados por fãs seduzidos pelo trailer da saga – junho 2010.

Vale lembrar que pode ser importante ter em seu computador um anti-vírus ativo

Assuntos
  • Redator: Gian Kojikovski

    Gian Kojikovski

    Peixe fora d’água, Gian Kojikovski demorou em entrar no mundo da tecnologia. Ganhou seu primeiro computador aos 11 anos mas só foi descobrir como usá-lo aos 13. Desde então, gastou tardes e madrugadas entre os clássicos The Sims e GTA II. É estudante de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina e tem interesse em pesquisas na área de smartphones.

Com esses adiamentos dos games...

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.