GeForce GTX 590 a espera da Radeon 6990 [+ update]

Ao que parece, a NVIDIA pretende a todo o custo reconquistar em definitivo título da "Rainha das Placas 3D" nesta geração. Pelo menos é o que sugerem os rumores que circulam hoje pela a web.

Embora a GTX 580 brigue de igual para igual com a Radeon 5970, a AMD lançarÁ em breve a nova linha 6900, encabeçada pela solução dual GPU, codinome Antilles, o que darÁ à AMD, o tão cobiçado título da "Rainha das Placas 3D". Entretanto, de acordo com o que se comenta pelos "corredores", a NVIDIA tem uma "arma" prontinha, só esperando o momento certo.

Fala-se que a empresa lançarÁ uma versão dual GPU da Fermi assim que a AMD apresentar a Radeon 6990. A placa, supostamente chamada de GeForce GTX 590, seria equipada com dois chips GF110 e não GF114 (GTX 560) conforme se previa anteriormente.

Trata-se de uma informação bastante curiosa, uma vez que em tese, uma VGA composta de duas GPUs GTX 580 irÁ consumir bastante energia, dissipando ainda muito calor. Talvez a solução adotada pelos engenheiros da NVIDIA tenha sido a de fazer o downgrade dos clocks do chip, deixando no mesmo patamar da GTX 480. Contudo, analistas não crêem que isso seria suficiente para tornar a placa com um bom nível de eficiência energética.

HÁ quem continue apostando que a tal GTX 590 serÁ sim baseada no mesmo chip da GeForce GTX 560, o GF114. GF110 ou GF114, o fato é que a placa deverÁ ser lançada no primeiro trimestre de 2011, logo após a chegada da Radeon 6990.

---
Última atualização: 16:50

Adicionada a suposta foto da placa.
De acordo com fontes chinesas, a placa serÁ chamada de GTX 595.

Assuntos
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Com esses adiamentos dos games...

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.