Trend Micro lança ferramenta gratuita para detecção do Stuxnet

A Trend Micro lançou uma ferramenta que permite aos administradoress de rede escanearem dezenas de computadores ao mesmo tempo em busca do Stuxnet, o software malicioso que atacou uma usina nuclear no Irã e gerou muitas preocupações por atacar sistemas industriais feitos pela Siemens.

Os demais programas de segurança da Trend Micro também detectam o Stuxnet, mas a companhia decidiu lançar uma ferramenta gratuita que permite que usuÁrios de outros sistemas possam verificar seus computadores e inclusive testar se suas soluções estão detectando e removendo o malware.

A ferramenta pode escanear computadores dentro de uma faixa específica de IP. Para encontrar o malware, a ferramenta dispara pacotes semelhantes aos disparados por algumas variantes do Stuxnet, que responde caso esteja presente na mÁquina

Quer saber mais sobre o worm Stuxnet? Veja o especial produzido pela equipe do Adrenaline: "Stuxnet: do que ele realmente é capaz?"

Assuntos
  • Redator: Alexandre Lunelli

    Alexandre Lunelli

    Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alexandre é um entusiasta da fotografia, música, e demais áreas que não cansem muito. É fã da comunidade opensource, e sonha com um mundo mais bonito, igualitário e sem o trabalho, mal que corrompe a humanidade.

Você já começou a segurar suas compras de games e hardware pra se preparar para a próxima geração de consoles?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.