Créditos: notebookcheck.net

ASMedia fabricará os chipsets da série 600 de placas-mãe para CPUs AMD Ryzen 4000

A previsão de lançamento dos novos chipsets da ASMedia é para o final de 2020

A ASMedia é uma empresa especializada na fabricação de chips controladores de barramento PCIe, portas SATA e USB. Com sede em Taiwan a empresa é de propriedade da gigante de tecnologia daquele país, a ASUS.

No começo do ano passado, noticiamos que a empresa realizaria uma parceira com a AMD para o desenvolvimento de chipsets para placas-mãe da série 500 da AMD. A ASMedia já colaborou anteriormente com a AMD no desenvolvimento dos chipsets da série 400. A única exceção seria o X570, que seria desenvolvido pela própria AMD.

Passado o ano e não tivemos mais notícias sobre isso, até agora. Segundo a própria ASMedia Technology, a empresa recebeu encomendas da AMD para produzir não somente os chipsets de placa-mãe para a atual série 500, mas também para a próxima geração de processadores AMD Ryzen 4000 baseados na arquitetura Zen 3, os chipsets da série 600, que impulsionarão as vendas de chips da empresa taiwandesa nos anos de 2020 e 2021.

Os chipsets da série 600 da AMD estão previstos para serem lançados no final de 2020. Apesar de a ASMedia não conseguir os pedidos para os chipsets do modelo X570 da AMD, exatamente como no ano passado, que possuem suporte ao novo barramento PCIe 4.0, a empresa fabricará os chipsets B550 e A520 da AMD.

Além da parceira com a AMD, a ASMedia pretende expandir o mercado para o seu chip controlador USB 3.2 geração 2x2, que suporta taxas de transmissão de dados de até 20 Gbps. A estratégia da empresa é atender clientes que demandam uma altíssima taxa de transmissão, pois os chips controladores que são integrados em CPUs da Intel suportam apenas o USB 3.2 geração 2, com taxas de transmissão de dados de "apenas" 10 Gbps.

Pensando também no futuro da conexão USB, a empresa iniciou o desenvolvimento de um chip controlador para a quarta geração do USB, o USB 4, que deverá ser lançado ainda neste ano. A ASMedia espera alcançar novos contratos comerciais com diversos fabricantes de PC e placa-mãe. A empresa também foi beneficiada pela guerra comercial entre os EUA e China, recebendo novos clientes para a fabricação de host USB 3.2 para processadores de servidores. O ano está apenas começando, mas a ASMedia já tem vários motivos para trabalhar (e faturar) bastante nos próximos anos.

Fonte: guru3d
  • Redator: Jean Oliveira

    Jean Oliveira

Com esses adiamentos dos games...

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.