Créditos: WccfTech

Huawei apresenta primeiros modelos de sua placa-mãe própria Kunpeng

Marca listou em seu site uma versão para desktop e outra para servidores

A Huawei está se preparando para entrar em outro segmento de tecnologia, segundo reportou o site WccfTech. A fabricante chinesa estaria "de olho" no mercado de computadores com o lançamento da sua primeira placa-mãe que recebe o processador Kunpeng 920 ARM v8. Normalmente, esse processador é destinado para hardwares de servidores, mas a Huawei deve colocá-lo no mercado para o consumidor final, competindo com grandes nomes como Intel e a AMD.

O processador Kunpeng 920 ARM v8 chega nos desktops com modelos de 4 e 8 núcleos até 64 núcleos. A própria CPU é baseada em litografia de 7nm e possui suporte para memória PCIe 4.0 e DDR4 com velocidades de até 2400 MHz. De acordo com relatórios, a Huawei planeja lançar dois modelos separados dessas placas-mãe: a Kunpeng Desktop Board D920S10 e a placa-mãe para servidores Kunpeng Server Board modelo S920X00.

A D920S10 é uma placa-mãe "robusta" para desktops, compatível com PCIe 3.0, oferecendo seis SATA 3.0 e dois slots SSD M.2. Esta placa-mãe oferece recursos como suporte a um total de 64GB de RAM DDR4, além de oferecer suporte à memória ECC. A porta Ethernet oferece 25GB por segundo, o que também aparece na conectividade os quatro USB 3.0 e quatro USB 2.0.

Já a placa mãe para servidores modelo S920X00 conta com suporte para dois processadores Kunpeng 920, 16 dispositivos de armazenamento via conexões SATA, NVMe ou SAS. A placa-mãe também oferece suporte para até 32 DIMMs de memória em oito canais e permite várias expansões PCIe. Essas CPUs vêm com TDPs de até 180W.

O site da Huawei também informa que fornecerá guias de referência para gabinetes, refrigeração e até fontes de alimentação suportadas (provavelmente essa placa-mãe é projetada para OEMs e ODMs). Outras informações oferecidas pela própria Huawei mostram que o modelo de sua primeira placa-mãe foi projetado para ter suporte para Linux e aplicativos office. Por enquanto, ainda não é possível confirmar os preços das placas-mãe, mas a Huawei deve liberar os valores oficiais em breve.

Via: WccfTech
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

Você já começou a segurar suas compras de games e hardware pra se preparar para a próxima geração de consoles?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.