Créditos: Cristiano Siqueira

Rumores dizem que GPUs Intel Xe são menos eficientes do que as dos concorrentes

Performance das placas de vídeo dedicadas da Intel não seria muito boa
Por Fabio Rosolen 02/12/2019 16:00 | atualizado 02/12/2019 17:22 Comentários Reportar erro

A Intel prometeu lançar em 2020 suas primeiras placas de vídeo dedicadas baseadas na linha de GPUs Intel Xe. Desenvolvidas pelo Intel Visual Technologies Team, que é chefiado por Raja Koduri, ex-chefe do Radeon Technologies Group na AMD, as GPUs Intel Xe seriam usadas em soluções integradas e dedicadas da Intel para desktops, estações de trabalho, servidores e portáteis.

Embora a empresa já tenha anunciado seu modelo com foco em computação de alto desempenho (high-performance computing/HPC) e inteligência artificial (IA) conhecido pelo codinome Ponte Vecchio, os rumores mais recentes parecem indicar que as GPUs Intel Xe não seriam tão inovadoras em desempenho.

As informações novamente foram divulgadas pelo usuário do Chiphell conhecido como “wjm47196”. O primeiro ponto destacado por ele é que o progresso no desenvolvimento das GPUs Intel Xe não está indo muito bem. É importante destacar que isso de refere à primeira iteração das GPUs Xe e não se aplica à baseada no processo de 7nm usada nas placas de vídeo Ponte Vecchio.

Os pontos destacados por ele são os seguintes:
- Progresso no desenvolvimento das GPUs não está indo bem.
- As placas de vídeo Ponte Vecchio podem chegar ao mercado só em 2022.
- A eficiência das GPUs Xe é muito baixa em comparação com os concorrentes.
- Nada de placas de vídeo de terceiros com GPUs Xe, apenas modelos de referência da própria Intel.
- Os drivers ainda precisam melhorar muito.

A primeira interação das GPUs Xe seria apresentada em uma variedade de soluções. Estas soluções supostamente incluiriam os novos processadores Tiger Lake e os modelos dedicados que Chris Hook, ex-chefe de marketing da Intel, afirmou que estariam disponíveis até o final de 2020. Por isso foi uma surpresa quando Chris Hook anunciou na semana passada que ele deixou a Intel juntamente com Heather Lenon, gerente sênior de Marketing Digital da Intel Graphics. Com a crescente pressão da AMD sobre a Intel no mercado de CPUs, esta notícia não torna as coisas muito melhores para a empresa.

GPUs Intel Xe são menos eficientes do que as dos concorrentes [Rumor]

Voltando aos rumores, foi dito que, no momento, a eficiência da arquitetura das GPUs Intel Xe é relativamente baixa e não parece muito boa em comparação com as GPUs da NVIDIA ou com as GPUs atuais da AMD, que são baseadas nos processos de 12nm e 7nm. As GPUs Intel Xe para consumidores podem ser baseadas no processo de 14nm ou 10nm, mas a Intel ainda não confirmou isso. A produção de 14nm da Intel já é bem limitada, com a empresa penando para atender os pedidos de diversos fabricantes de PCs.

Se a Intel usar o processo de 14nm para produzir suas GPUs Xe para consumidores, é provável que veremos uma enorme escassez, com as placas de vídeo dedicadas sendo oferecidas em quantidades muito baixas. As primeiras GPUs Xe supostamente visariam os segmentos “budget” (com modelos com preços mais acessíveis) e “mainstream”.

Outro ponto do rumor é que a Intel mesma venderá suas placas de vídeo dedicadas usando seus próprios designs de referência, já que ela ainda não estabeleceu parcerias para que terceiros como ASUS, MSI e Gigabyte lancem seus próprios produtos com GPUs Xe.

Há uma grande possibilidade de que, no lançamento, só teremos os modelos de referência da Intel e as variantes personalizadas teriam que esperar por uma geração ou duas antes que as GPUs Xe comecem a ser adotadas pelos fabricantes e ofereçam modelos com melhor desempenho e projetos de refrigeração.

Por último, a arquitetura das GPUs Intel Xe precisa de bons drivers para mostrar seu potencial. Quando as GPUs forem lançadas, os drivers precisarão estar bem otimizados para que elas ofereçam desempenho melhor do que o que os rumores apontam, já que o desempenho com os drivers atuais não é muito bom.

Com base em vazamentos anteriores, a Intel está trabalhando em múltiplas variantes de placas de vídeo com GPUs Intel Xe. As variantes listadas abaixo foram descobertas em drivers usados para testes:

- iDG1LPDEV = "Intel(R) UHD Graphics, Gen12 LP DG1" "gfx-driver-ci-master-2624"
- iDG2HP512 = "Intel(R) UHD Graphics, Gen12 HP DG2" "gfx-driver-ci-master-2624"
- iDG2HP256 = "Intel(R) UHD Graphics, Gen12 HP DG2" "gfx-driver-ci-master-2624"
- iDG2HP128 = "Intel(R) UHD Graphics, Gen12 HP DG2" "gfx-driver-ci-master-2624"

Fonte: Wccftech
  • Redator: Fabio Rosolen

    Fabio Rosolen

Qual foi o melhor ano para lançamentos de games?