Créditos: NVidia

Nvidia aumenta sua participação no mercado de placas de vídeo

A linha RTX já representa 66% da receita da divisão de jogos da empresa

A NVidia aumentou sua participação no mercado de placas de vídeo para 73% no terceiro trimestre de 2019, segundo relatório da empresa de consultoria e pesquisa Jon Peddie Research (JPR). Ainda de acordo com o levantamento, o mercado de placas de expansão aumentou em 42% se comparado ao período anterior, com mais de US$ 2,8 bilhões em AIBs (placas customizadas, de parceiros) enviadas.

Créditos: Jon Peddie Research/ Reprodução

De acordo com a JPR, o último trimestre fiscal foi de transição para a NVidia, à medida que placas mais antigas avançavam nas vendas, permitindo que a empresa aumentasse a produção e enviasse novos produtos às lojas no final do trimestre. A linha RTX está indo bem e já representa 66% de sua receita na divisão de jogos.

As remessas trimestrais de placas de vídeo aumentaram 42,2%. Na comparação anual, o crescimento foi de 6,2%.

Segundo o relatório, as cotas de mercado para os fornecedores de GPUs também mudaram. A NVidia aumentou significativamente a participação de mercado em relação ao último trimestre, enquanto a AMD aumentou a participação anual.

A JPR afirma que o total de remessas de AIB durante o trimestre aumentou 6,2% – curiosamente, superior às vendas de PCs, que caíram 15,9% em relação ao mesmo período de 2018.

As remessas de placas de vídeo estavam em queda, no entanto, quando a mineração de criptomoedas se generalizou, as vendas começaram a aumentar enquanto as saídas de PCs diminuíram.

A empresa de consultoria destaca que a previsão com relação ao mercado de placas de vídeo é otimista, principalmente em função do ótimo momento dos jogos nos PCs. O impacto e a influência dos e-Sports também contribuíram para o crescimento e atraíram novos usuários. O VR continua a ser interessante, mas ainda não tem influência mensurável no mercado de AIB.

A Jon Peddie Research publica uma série de relatórios sobre o mercado de hardware de jogos para PC, que engloba todo o mercado, incluindo sistemas e acessórios, e analisa 31 países.

Fonte: Jon Peddie Research
  • Redator: Gabriel Tagarro

    Gabriel Tagarro

    Formado em jornalismo pela Universidade Castelo Branco, é apaixonado por games desde 1994, quando ganhou um Master System. Joga de tudo um pouco, seja no PC ou no console. Ama tecnologia e escreve com prazer sobre tudo que a envolve.

O novo visual do Xbox Serie X