Samsung produzirá processadores para a Intel

A Intel já terceirizou o fornecimento de componentes básicos de chips no passado
Por Fabio Rosolen 29/11/2019 14:19 | atualizado 29/11/2019 14:19 Comentários Reportar erro

A Samsung Electronics Co. recebeu pedidos para produção de processadores para a Intel, ganhando assim um impulso significativo para fortalecer seu negócio de produção de chips.

A empresa americana tem lutado para acompanhar a crescente demanda por CPUs e entrou em contato com a TSMC de Taiwan e a Samsung Electronics para compartilhar parte da carga, de acordo com fontes da indústria.

A Intel terceirizou o fornecimento de componentes básicos de chips no passado, mas esta é a primeira vez que a gigante do mercado de semicondutores recorre a empresas externas para produzir suas CPUs.

Michelle Johnston Holthaus, vice-presidente executiva da Intel, publicou uma carta na semana passada pedindo desculpas pela escassez de CPUs da empresa, dizendo que o crescimento sustentado do mercado de PCs este ano "ultrapassou nossos esforços e superou as previsões de terceiros".

A Intel disse que o ampliou uso de empresas contratadas para produção de chips e com isso foi capaz de aumentar sua produção de CPUs no segundo semestre em comparação com o primeiro, mas que isso ainda não é o bastante.

A TSMC é uma das maiores produtoras de chips, cobrindo metade da demanda. Em seguida temos a Samsung Electronics e a americana GlobalFoundries.

Samsung produzirá processadores para a Intel

Analistas de mercado dizem que a Samsung Electronics emergiu como uma forte parceira para a Intel, já que a TSMC mantém contatos e fornecimento com a AMD e com a Huawei, que atualmente está no meio de uma guerra comercial com os Estados Unidos.

"Espera-se que a Samsung se beneficie do cronograma de produção apertado da TSMC", disse Kim Yang-jae, analista da KTB Investment & Securities. "É provável que mais pedidos de chips venham da Intel e da Qualcomm no próximo ano".

Sobre os processadores que serão produzidos, foi especificado que a Samsung conseguiu um contrato para produção de “PC CPUs” para a Intel. Como este é um termo bem amplo e pode englobar processadores para dispositivos cliente, isto poderia envolver a produção de processadores para desktops e notebooks com as variantes "S," "H," "U," e "Y" - mainstream desktop, mainstream notebook, ultrabook e ultra low-power, respectivamente. O contrato abrange não apenas fabricação de silício em 14 nm, mas também de 10 nm e de itens como suas embalagens.
 

Fonte: TechPowerUp, Pulse News Korea
  • Redator: Fabio Rosolen

    Fabio Rosolen

O novo visual do Xbox Serie X