GeForce "GTX 490" (dual GTX 460) a caminho?

Ao que parece, finalmente o "sonho" de muitos fãs da NVIDIA pode estar virando realidade. Surgiu agora a pouco na web vÁrias imagens de uma placa dual GPU, baseado no chip GF104 (GTX 460). Assim, tudo indica que a aguardada GeForce GTX 490 deverÁ mesmo chegar ao mercado.

A expectativa não é para menos, uma vez que o desempenho em SLI da GTX 460 mostrou-se forte o suficiente para brigar de frente com a Radeon HD 5970, chegando muitas vezes a bater a solução dual-GPU da AMD.

Apesar da força da placa, fala-se que a mesma não receberÁ a chancela oficial da NVIDIA, uma vez que a gigante das GPUs estÁ focada no lançamento da linha seguinte, como é o caso das GeForces GTX 580/560. Desta forma, a GTX 490 deverÁ chegar com o nome de GTX 460 X2, ou algo do tipo. 

O design do PCB é bastante curioso, com o módulo de energia localizado centralmente na parte superior, com a presença de PowerFlat56 package 8pin MOSFET, capacitores sólidos do tipo FPCAP, protetores magnéticos (magnetic shield 7) composto de indutor de fase de energia fechado, que corresponde a 2 6-core GF104, chip ponte extra NF200 para placas sem suporte ao SLI.
Para suprir o consumo de energia da placa, a Zotac equipou a placa com 2 conectores de energia de 8 pinos.

Infelizmente não foram revelados detalhes de data de lançamento ou preço.

Assuntos
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Você já começou a segurar suas compras de games e hardware pra se preparar para a próxima geração de consoles?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.