Créditos: Microsoft

Microsoft: Todos os jogos do Xbox One devem ser jogáveis no Project Scarlett

Nova geração do Xbox será lançada no final de 2020
Por Fabio Rosolen 29/11/2019 08:10 | atualizado 29/11/2019 08:10 Comentários Reportar erro

A Microsoft tem um objetivo simples com a retrocompatibilidade no Project Scarlett: Se um jogo é jogável no Xbox One, ele também será jogável no Scarlett.

Para preservar o legado do Xbox e aumentar seu valor, o Project Scarlett deverá ser capaz de rodar quatro gerações de jogos da plataforma Xbox em 2020. A retrocompatibilidade suportará desde os jogos do Xbox original lançado em 2001 até os jogos do Xbox One.

Em uma entrevista para o site GamesRadar, Matt Booty, chefe do Microsoft Studios, falou sobre o desenvolvimento de jogos cross-gen, sobre retrocompatibilidade e tomou cuidado para não prometer coisas em nome de desenvolvedores de terceiros.

Booty confirmou que a Microsoft quer trazer todos os títulos jogáveis do Xbox One para o Project Scarlett. O mesmo vale para os títulos do Xbox 360 e do Xbox original. Pelo menos este é o plano da empresa, mas teremos que esperar para ver se isso vai mesmo acontecer.

"Nós pensamos sobre isso como o Project Scarlett tendo a maior biblioteca de jogos da história já no lançamento. Queremos que você saiba que quando você investe no Xbox, você está trazendo essa biblioteca de conteúdo legado com você para o Scarlett. É por isso que achamos que temos uma vantagem com o Project Scarlett, porque nosso objetivo é que qualquer jogo que seja executado em um Xbox One seja executado em Scarlett."
-- Matt Booty, Microsoft Studios

Esta declaração de Booty é interessante e dá a entender que a Microsoft está pensando que o PlayStation 5 não terá retrocompatibilidade com todas as gerações do console. Vale destacar que algumas patentes indicam que o console da Sony poderá rodar jogos do PlayStation original, PlayStation 2, PlayStation 3 e PlayStation 4, mas no momento a empresa japonesa só confirmou a retrocompatibilidade com jogos do PlayStation 4.

Microsoft: Todos os jogos do Xbox One devem ser jogáveis no Project Scarlett

O executivo da Microsoft também falou sobre o kit de desenvolvimento mais flexível do Project Scarlett. O sistema de última geração faz parte da plataforma interna Xbox SDK da Microsoft, que essencialmente permite que os desenvolvedores criem jogos compatíveis com todos os consoles Xbox, PCs com Windows 10 e serviços como Game Pass e Project xCloud. "Você não está portando o jogo para um sistema operacional diferente. Você não está portando para uma API gráfica diferente. Você está apenas executando um jogo da plataforma, certo? Portanto, esperamos que isso seja uma grande vantagem para nossa biblioteca inicial de conteúdo", disse ele. Isso é muito interessante para os desenvolvedores. 

Quando o Project Scarlett e o PlayStation 5 forem lançados em 2020, os desenvolvedores terão que otimizar jogos para até nove plataformas diferentes:

- PlayStation 4 
- PlayStation 4 Pro 
- PlayStation 5 
- Xbox One 
- Xbox One S 
- Xbox One X 
- Project Scarlett 
- Windows 10 
- Nintendo Switch

E os jogos de terceiros? Certamente os publishers e desenvolvedores querem otimizar seus jogos e torná-los jogáveis no Project Scarlett, certo? Não é tão simples, e aparentemente caberá ao desenvolvedor optar ou não pela retrocompatibilidade. "Títulos de terceiros... Eu não quero responder por eles, porque eles podem optar por fazer algumas coisas diferentes. É por isso que eu acho que é tão importante que tenhamos a família Xbox Game Studios, porque nos permite levar conteúdo que será alinhado com os nossos outros serviços e com o nosso hardware”, disse Booty.

A Microsoft fez grandes promessas na E3 2019 com o teaser do Project Scarlett. O impacto da retrocompatibilidade é grande e pode afetar a Sony a longo prazo. "Estamos entregando quatro gerações de conteúdo melhor do que você já viu antes. Temos centenas de pessoas em nossos estúdios principais e em nossos estúdios de terceiros que já trabalham nessas experiências de próxima geração. Eu não perco meu conteúdo da geração atual quando migro para a geração seguinte. As pessoas com quem jogo e os jogos que quero jogar", disse Phil Spencer na E3.

O novo console da Microsoft será lançado no final de 2020. Seu preço ainda não foi divulgado.

Fonte: TweakTown
  • Redator: Fabio Rosolen

    Fabio Rosolen

O novo visual do Xbox Serie X