Créditos: NVIDIA

NVIDIA lança a nova Tesla V100s voltada para a computação de alto desempenho

O discreto lançamento da placa ocorreu durante a SC19 nos EUA

A linha de placas de processamento Tesla da NVIDIA possui um 'público alvo' bastante distinto: Clusters e supercomputadores utilizados para computação de alto performance (HPC) em aplicações de pesquisa e estudo nas áreas de Deep Learning, Machine Learning e Inteligência Artificial. Não são placas gráficas destinadas a desktops convencionais, pois nem possuem saída para monitores. E a NVIDIA anunciou bem discretamente o terceiro integrante da família V100, a NVIDIA Tesla V100s, durante o SC19, evento destinado a computação de alto desempenho que este ano ocorreu na cidade de Denver, nos EUA.

Placas gráficas NVIDIA Tesla V100s

A nova Tesla V100s é uma versão aprimorada da Tesla V100. A V100s possui uma GPU de 12 nm e memória HBM2 mais rápida do que a V100. Ela possui 32 GB de memória a um barramento de 4096 bits com largura de banda de aproximadamente 1.134 GB/s. Ela possui 5120 CUDA cores e 640 Tensor cores utilizando a arquitetura Volta. Ela é uma sexta versão da linha Tesla V100, pois a série original possui duas configurações de memória, 16GB e 32GB, além de duas versões de barramento: PCIe e SMX2.

A NVIDIA não detalhou nada a respeito da frequência de GPU da placa gráfica, mas revelou os números do 'poder de fogo' da V100s: desempenho em ponto flutuante de precisão dupla de 8,2 TFLOP/s; 16,4 TFLOP/s de desempenho em ponto flutuante de precisão única e 130 TFLOP/s em operações de deep learning. O consumo da placa permanece igual aos seus 'irmãos' em 250 W.

Tabela comparativa da linha NVIDIA Tesla V100Conforme informações de pessoas que presenciaram a NVIDIA Tesla V100s durante a SC19, aparentemente não há mudanças significativas que validem o upgrade para quem já possui seu parque computacional de alto desempenho equipado com algum modelo já existente da NVIDIA Tesla V100 para a V100s. Os futuros compradores deverão analisar se o ganho de performance é realmente necessário que justifique a troca. Ainda mais que um dos principais fatores que podem influenciar (o preço) a justificativa ainda não foi revelado, mas não esperem algo abaixo dos US$ 5850, valor aproximado da atual NVIDIA Tesla V100.

Fonte: videocardz
  • Redator: Jean Oliveira

    Jean Oliveira

O novo visual do Xbox Serie X