Créditos: Pocket Now

MediaTek e Intel trarão 5G para notebooks, começando com modelos HP e Dell

Trabalho conjunto das empresas deve chegar ao mercado em 2021

A Intel desistiu de desenvolver chips para 5G voltados para smartphones e vendeu sua divisão de modems em um contrato bilionário para a Apple. A situação, porém, não significa que a empresa não possui interesse na conexão: a gigante dos semicondutores anunciou uma parceria com a MediaTek, que atua no ramo mobile, para trazer o novo padrão de internet para notebooks.

Segundo o anúncio, a MediaTek ficará responsável pela produção dos modems voltados para computadores portáteis. A tecnologia deve ter como base o modem Helio M70 5G, chip feito em 7 nanômetros que é voltado para smartphones.

A Intel vai entrar no negócio fornecendo as especificações da tecnologia, otimizações e suporte para integrar o novo chip de conexão em notebooks baseados em seus produtos.

"Com essa parceria, os consumidores poderão navegar, transmitir e jogar mais rapidamente em seus computadores. Também esperamos inovar com o 5G de maneiras que ainda não imaginávamos"
- Joe Chen, presidente da MediaTek 

Além de garantir compatibilidade para a rede móvel de alta velocidade, a tendência é que a chegada do 5G em laptops traga avanços para a categoria de notebooks always-on. Atualmente, a Qualcomm está tomando a frente deste mercado com seus chips Snapdragon voltados para computadores.  

Segundo o GSM Arena, as primeiras parceiras da Intel que vão equipar seus produtos com o 5G fornecido com a MediaTek são Dell e HP. O resultado desse trabalho, porém, só deve começar a aparecer no mercado em 2021.

Via: GSM Arena, Engadget
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O novo visual do Xbox Serie X