Créditos: Intel

Marketing da Intel afirma que seu Core i3-8145U é melhor que o AMD Ryzen 7 3700U

Segundo slides distribuídos pela Intel, seu processador dual-core é cerca de 65% melhor em performance geral se comparada ao rival quad-core da AMD
Por Pedro Henrique 25/11/2019 12:55 | atualizado 25/11/2019 13:34 Comentários Reportar erro

O marketing da Intel sempre foi conhecido pela sua abordagem agressiva frente ao seu grande rival no mercado de processadores, a AMD. Porém, parece que dessa vez a equipe responsável pelas publicidades dos produtos Intel Core foi longe demais.

Segundo slides distribuídos pela Intel, o seu processador dual-core i3-8145U, esse que equipa alguns notebooks de entrada no mercado, é cerca de 65% melhor em performance geral se comparada a um Ryzen 7 3700U, CPU quad-core da AMD.

Créditos na imagem - Intel/Techquila

As comparações com o processador da AMD vão além, e a empresa diz que seu chip é supostamente de 10 a 20% mais rápido em diversas tarefas, como edição de mídia ou navegação web.

Não se sabe ao certo como a Intel conseguiu chegar nesses números, mas que eles são no mínimo questionáveis. Antes de compararmos os processadores, vamos falar sobre as principais especificações e características dos dois chips.

Primeiramente falando do Intel Core i3-8145U, ele é um processador dual-core (2c/4t) lançado em 2018, pertencente a linha Whiskey Lake, terceiro refresh da microarquitetura Skylake, tendo seu processo de fabricação ainda em 14 nm. Ele possui um clock base de 2.1 GHz e boost de até 3.9 GHz, com TDP de apenas 15W.

Já no lado vermelho da força, o AMD Ryzen 7 3700U chegou no mercado durante o começo de 2019, sendo ele um processador quad-core (4c/8t) da microarquitetura Zen+ Picasso, de 12 nm. Ele possui um clock base de 2.3GHz e boost máximo de 4.0GHz, com os mesmos 15W de TDP do Core i3-8145U.

Agora falando sobre a performance dos dois chips, usando como base, por exemplo, diversos benchmarks reunidos no database do site NotebookCheck, um dos maiores e mais conceituados no setor de computadores portáteis, é notória a vantagem que o Ryzen 7 3700U possuí sobre o Core i3-8145U, principalmente em testes focados no multithread dos processadores.

Créditos na imagem - NotebookCheck

De acordo com o site Techquila, a Intel forneceu esses slides para alguns varejistas tailandeses com o intuito de convencer os "consumidores sem noção" a comprar produtos equipados com o processador da empresa.

Créditos na imagem - Intel/Techquila

Os slides já foram retirados dos sites dos varejistas tailandeses, mas fica a questão de como a Intel vem reagindo as diversas ameaças que a AMD está trazendo para o mercado de CPUs.

Fonte: Techquila
  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

O novo visual do Xbox Serie X