Créditos: Videocardz

AMD Ryzen Threadripper 3990X deve chegar em 2020 com 64 núcleos e 128 threads

Produto será o primeiro processador de consumo com tanta capacidade
Por Mateus Mognon 25/11/2019 10:01 | atualizado 25/11/2019 10:01 Comentários Reportar erro

A AMD deve lançar em 2020Ryzen Threadripper 3990X, chamado pela própria empresa de "um processador para todos governar", fazendo referência à franquia Senhor dos Anéis. Por que tanta confiança no produto? Segundo um vazamento vindo do confiável site Videocardz, o modelo chegará ao mercado com 64 núcleos e 128 threads.

A fonte das informações é um slide que mostra algumas das especificações da CPU monstruosa da empresa, que deve ser a primeira voltada para consumidores com 64 núcleos de processamento. Apesar de a AMD ainda não ter confirmado o dispositivo oficialmente, o vazamento parece consistente.

Além de trazer 64 núcleos e 128 threads, o vazamento também indica que o produto contará com 288 MB de cache total e terá TDP de 280W. Ou seja, o processador se equipara, mantendo as devidas proporções, com os produtos da linha Epyc, voltada para servidores. Apesar de as informações ainda serem escassas, podemos concluir que manter todo o poder do Ryzen Threadripper 3990X funcionando com certeza exigirá um sistema robusto de resfriamento.

MSI também deixou vazar, mas não sabemos o clock

Além do slide possivelmente feito pela AMD ter aparecido, a MSI também já deixou vazar o processador, o que dá mais força para as informações de que o lançamento ocorrerá em 2020.

Segundo conta o WccFTech, a fabricante exibiu o processador acidentalmente no começo do mês ao mostrar a placa-mãe TRX40 Creator em ação. O vídeo do vazamento foi retirada do ar, mas uma captura mostra a tela do computador exibindo todos os núcleos da CPU.


Imagem: WccFTech/Reprodução

O que não sabemos até agora, porém, é o clock do processador. Segundo especula o WccFTech, a tendência é que o modelo chegue com frequências na casa dos 3,0 GHz e boost para 4,5 GHz em núcleos mais poderosos.

Será que a AMD vai aproveitar a CES 2020, primeiro grande evento de tecnologia do ano, para apresentar seu novo processador? Deixe sua opinião sobre o produto nos comentários!

Via: WccFTech Fonte: Videocardz
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O novo visual do Xbox Serie X