Créditos: Intel

Intel deve fechar 2019 com título de maior fornecedora de semicondutores do mundo

Samsung e SK Hynix perderam posições no ranking

A Intel deve encerrar o ano como a maior fornecedora de semicondutores do mundo, segundo levantamento da empresa americana de consultoria IC Insights. Atualmente ela se encontra no topo do ranking, seguida pela Samsung, e a TSMC, que vem em terceiro.

Tanto a Intel como a TSMC subiram na tabela em 2019. Samsung e SK Hynix, no entanto, caíram na classificação. A Micron se manteve estável, na quinta posição.

A Intel detinha a coroa de maior fornecedora desde 1992 e assim permaneceu até 2018, quando foi superada pela Samsung devido à alta demanda atrelada à oferta insuficiente no mercado de memórias flash DRAM e NAND. No entanto, com uma queda prevista de 34% neste mercado, a Intel deverá novamente se firmar como a maior fornecedora de semicondutores e ter vendas 26% maiores que a Samsung em 2019.

Créditos: IC Insights

Segundo o levantamento, SK Hynix, Micron e Samsung esperam que suas receitas caiam cerca de 29%. Em contrapartida, a Intel deve permanecer estável, registrando receita de cerca de US$ 70 bilhões de dólares, número semelhante ao do ano passado.

De acordo com a pesquisa da IC Insights, estima-se que as 15 principais empresas listadas no ranking registrem US$ 7 bilhões em vendas neste ano – o mesmo número de 2018. Apenas Sony, TSMC e MediaTek devem atingir crescimento anual. Além disso, é esperado que seis empresas tenham um declínio de vendas na casa dos dois dígitos, incluindo quatro dos principais fornecedores de memória (Samsung, SK Hynix, Micron e Toshiba / Kioxia), além da Nvidia e Qualcomm.

Créditos: IC Insights

A previsão é que a Sony ganhe quatro posições em 2019, saltando no ranking para a 11ª posição devido às vendas extremamente fortes de sensores de imagem. Por outro lado, a NXP possivelmente perderá duas posições, ficando em 14º lugar, com um declínio de vendas de 6% este ano. A SK Hynix deve registrar o maior declínio entre as 15 principais empresas, com queda de 38% nas vendas.

Via: TechPowerUp Fonte: IC Insights
  • Redator: Gabriel Tagarro

    Gabriel Tagarro

    Formado em jornalismo pela Universidade Castelo Branco, é apaixonado por games desde 1994, quando ganhou um Master System. Joga de tudo um pouco, seja no PC ou no console. Ama tecnologia e escreve com prazer sobre tudo que a envolve.

Quem você acha que merece o GOTY do The Game Awards?