Créditos: MobileSyrus

Google Stadia está consumindo cerca de 7 GB por hora em 1080p a 60 FPS

Números indicam que o serviço deve ter um consumo bem maior do que o estimado pela própria Google

Enfim, na última terça-feira, dia 19, a Google lançou oficialmente seu serviço de games via streaming, Google Stadia, para os 14 países selecionados pela empresa para receber inicialmente o serviço. Com sua chegada oficial também começaram a surgir os primeiros testes sobre o atual consumo de dados que o serviço faz, e os números não são muito animadores.

Os números reportados aqui foram retirados do site VentureBeat, que realizou os testes com o Google Stadia na resolução FullHD a 60 FPS, jogando o game Red Dead Redemption 2, da Rockstar Games.

Em uma jogatina de 13 minutos, o Stadia consumiu cerca de 1.55GB no total, o que significa que a cada minuto o serviço da Google consumia 119 MB de dados da franquia de internet. Multiplicando esse número por 60 minutos, é estimado que o Stadia consome cerca de 7.14 GB de dados em apenas uma hora de streaming.

Isso é um indicativo que o consumo de banda para resoluções maiores, como o 4K, deverá ser extremamente alto, como o próprio site VentureBeat comenta em sua publicação dos testes, onde apesar de não pode realizar os testes com esse tipo de resolução, diz que o Stadia deve consumir bem mais que 20 GB por hora que a Google havia estipulado.

Créditos na imagem - Tecmundo/Google

Brincando um pouco com os números obtidos com Red Dead Redemption 2 no Stadia, existe um fato curioso: caso o jogador conclua a campanha principal nas 47 horas estimadas pelo site HowLongToBeat, responsável por reunir informações de quantas horas são necessárias para "zerar" diversos games, serão consumidos cerca de 335 GB de dados da franquia de internet para fechar apenas a campanha na resolução 1080p.

Esse número chama a atenção pelo fato de que o game da Rockstar para PC requer cerca de 150 GB de armazenamento livre para ser baixado, quase a metade de dados que seria necessário para fechar a campanha pelo Google Stadia.

Isso é um indicativo de que caso a pessoa possua uma internet com limite de dados, o Stadia hoje se tornaria um grande "vilão" para manter o consumo sob controle.

Fonte: VentureBeat, WCCFTech
  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

Apostas do TGA 2019: Jogo do Ano - GOTY