Créditos: NVIDIA

NVIDIA RTX 2080 Ti SUPER pode ser real e tem suas primeiras especificações vazadas

Nova placa da empresa contaria com o chip TU102 totalmente habilitado, 4608 CUDA Cores e memórias GDDR6 de 16 Gbps

Meses atrás noticiamos a declaração feita por Jeff Fisher, vice-presidente sênior da NVIDIA, desmentindo o rumor de que a empresa lançaria uma RTX 2080 Ti Super, que chegaria para concorrer com a própria RTX 2080 Ti (ou até mesmo substitui-la), visto que atualmente não existe um concorrente a altura por parte da AMD.

Estamos em novembro, e novamente voltamos a falar da possibilidade da NVIDIA de reafirmar seu posto como empresa a possuir a melhor placa de vídeo do segmento mainstream. As informações as seguir vêm do usuário do Twitter @kopite7kimi, que anteriormente, de forma precisa, revelou de forma antecipada diversas infos sobre a série RTX Super e GeForce GTX 16.

Segundo ele, a RTX 2080 Ti Super é real e contaria com 4608 CUDA Cores e memórias GDDR6 de 16 Gbps. Isso significa que a placa de vídeo contaria com chip Turing TU102 totalmente habilitado, configuração essa vista apenas na RTX Titan, tendo as principais características listadas abaixo:

Créditos na imagem - NVIDIA

Já na questão das memórias, temos duas possibilidades:

  • 12 GB de memória GDDR6, em um barramento de 384 bits a 16 Gbps, ou
  • 11 GB de memória GDDR6, em um barramento de 352 bits.

A última opção acabaria sendo mais plausível pelo fato de que as placas GeForce do segmento high-end apresentam barramentos de memória reduzidos há algum tempo, além de que a utilização do barramento completo com os 16 Gbps de velocidade de memória exigiria uma nova revisão do PCB.

Falando sobre preços, é reportado pelo site WCCFTech que possivelmente a RTX 2080 Ti Super chegaria no preço da RTX 2080 Ti Founders Edition, custando cerca de US$ 1.199 (cerca de R$ 5030 na conversão direta para o real), sendo que a NVIDIA realizaria um corte de preços no atual modelo "não-Super" da RTX 2080 Ti.

Sobre data de lançamento, a nova placa de vídeo poderia ser apresentada durante a próxima CES 2020, que acontece nos dias 7 a 10 de janeiro em Las Vegas, ou em um evento organizado pela própria NVIDIA, isso antes da revelação da nova geração de GPUs que deve chegar na segunda metade de 2020.

Fonte: WCCFTech, TweakTown
  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

O novo visual do Xbox Serie X