
Google Stadia é lançado e já está disponível para jogar
Os primeiros 14 países com suporte para a tecnologia já podem começar a usar a plataformaO Google Stadia já está disponível para os primeiros 14 países que vão receber a tecnologia. A plataforma de streaming de jogos da empresa tem como principal objetivo dispensar consoles ou hardwares potentes para rodar games de alta performance, como os famosos AAA. O seu lançamento oficial aconteceu no dia 19 de novembro e o serviço já pode ser acessado pelos usuários que fizeram a pré-encomenda. Para entender melhor o que é essa novidade, veja o vídeo:
A princípio a Google irá dar suporte para: EUA, Canadá, Bélgica, Reino Unido, Holanda, Finlândia, Dinamarca, Suécia, Noruega, Espanha, Alemanha, Itália, França e Irlanda. Todos esses países já podem usufruir do serviço da Google. Para o lançamento, a empresa lançou um trailer explicando um pouco como funciona o streaming e também dizendo os principais benefícios. Para conferir, clique no vídeo abaixo:
Basicamente, a Google relembra que será necessário apenas uma tela (desde smartphones até TVs) com acesso a internet de qualidade. Toda a renderização do game será feita nos servidores próprios da empresa, dispensando consoles de alta performance ou PCs potentes. Algo que ainda não foi falado é o tempo de latência que esses games vão ter. Essa informação deve começar a circular assim que os primeiros testes forem feitos usando a nova tecnologia.
Segundo a empresa, os games vão rodar em até 4K em 60fps. O gráfico abaixo mostra a quantidade de internet necessária para cada qualidade de imagem. Isso significa que pode ser necessário de 4.5GB até 20GB de dados por hora de jogo. Essa é a principal dificuldade apresentada pela tecnologia.
O serviço será possível graças a vasta infraestrutura de nuvem que o Google mantém. Já está disponível uma lista de games que serão suportados pelo Stadia em seu lançamento, mas já foi informado que os planos é que esse catálogo seja expandido ainda mais, com a possibilidade de criações exclusivas para a plataforma.
O pacote especial de pré-venda incluía os acessórios necessários para jogar de forma confortável. Os primeiros compradores (Founders Edition ou Premiere Edition) tem acesso ao serviço por três meses e também o controle e o Chromecast Ultra. O controle desenvolvido pela Google consegue se conectar aos servidores do Google diretamente por Wi-Fi, mas qualquer outro controlador pode ser usado para executar o game. Todos os comandos dados pelo usuário são enviados para o Stadia e essas ações são exibidas na tela que está conectada ao Chromecast.
O Google espera que a plataforma seja amplamente utilizada, chegando ao bilhão de jogadores, já que a intenção é facilitar o acesso aos games. Os primeiros países com o suporte foram escolhidos por apresentarem uma infraestrutura mais estável, que vai permitir que o streaming seja usado da melhor forma projetada.
Via: 9to5googleO novo visual do Xbox Serie X