Créditos: Hexus.net

Startup de ex-executivos da Apple quer ameaçar hegemonia Intel/AMD em processadores de datacenter

Nuvia Inc fundada no começo do ano já recebe aporte milionário da Dell após anunciar que quer trazer concorrência e inovações para mercado de servidores
Por Daniel Trefilio P. de Carvalho 18/11/2019 17:03 | atualizado 18/11/2019 20:07 Comentários Reportar erro

Nuvia Inc. divulgou seus planos para uma nova linha de processadores para data centers. O Nuvia Phoenix pretende ser mais rápido, eficiente e seguro que qualquer chip já feito até então, são as aspirações dos fundadores da startup. Fundada por três ex-executivos da Apple, Gerard Williams III, Manu Gulati e John Bruno no começo de 2019, a Nuvia vê o processamento para data centers uma área pronta para receber muitas inovações e avanços.

Na última sexta-feira, 15 de novembro, a Nuvia anunciou um aporte de capital de US$ 53 milhões da Dell Technologies e várias outras empresas do Vale do Silício após divulgar os planos de investir em data centers. A empresa atualmente tem 60 funcionários, mas, com os novos investimentos, pode elevar esse número para 100 até o final do ano.

Gerard Williams III saiu da Apple no começo do ano após nove anos como arquiteto chefe nos setores de CPU e SoC da empresa, segundo o Reuters. Gulati passou oito anos trabalhando em SoCs também dentro da Apple e Bruno passou 5 anos  no grupo de arquitetura de plataformas, embora também tenha trabalhado na Google antes de fundarem a Nuvia.

Com toda essa experiência combinada, especialmente projetando chips potentes e de baixo consumo para dispositivos móveis, os fundadores da Nuvia acreditam que têm potencial para movimentar o mercado de processadores de servidores de dados. "Nós queremos trazer todos os aspectos que desenvolvemos ao longo do tempo em nossas carreiras para esse novo mercado e explorá-los, pois é uma área que está pronta para receber inovações e avanços." Williams relatou ao Reuters.

Claramente a Nuvia não vai desafiar apenas Intel e AMD no mercado de servidores, existem vários outros concorrentes com os processadores Arm, como a Qualcomm e Marvell Tech. Entretanto, os avanços dos chips móveis da Apple foram particularmente fortes. Patrick Moorhead, chefe da Moor Insights & Strategies, afirma que as conquistas da equipe que compõe a Nuvia apresentam ganhos de performance entre gerações sem precedentes dentro da Apple.

Tendo a Dell como uma grande investidora, é possível que seus futuros servidores sejam early adopters dos chips Nuvia Phoenix. A Dell não comentou sobre essas possíveis intenções, mas disse que o produto da Nuvia pode ser disruptivo o suficiente para impactar as gigantes que atualmente dominam o mercado de chips para servidores.

Via: Hexus.net
Assuntos
  • Redator: Daniel Trefilio P. de Carvalho

    Daniel Trefilio P. de Carvalho

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas em 2013, professor, tradutor e revisor. Nas horas vagas, instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disketes.

Qual foi o melhor ano para lançamentos de games?