Créditos: MobiPicker

Depois da Ampere: rumor diz que próxima geração de GPUs Nvidia é a Hopper, feitas em MCM

Fabricante vai adotar em suas placas de vídeo o mesmo processo presente nos Threadripper da AMD
Por João Gabriel Nogueira 16/11/2019 10:24 | atualizado 16/11/2019 10:24 Comentários Reportar erro

Ainda estamos distantes de qualquer anúncio oficial da próxima geração de placas de vídeo da Nvidia, a Ampere, mas já apareceram os primeiros rumores a respeito dos modelos que vêm depois dela. Segundo um suposto "vazamento", depois das placas Ampere veremos a chegada da geração Hopper de GPUs, baseadas em MCM.

Infelizmente essas são as únicas informações que apareceram no tal vazamento, que veio através de tweets que já foram deletados. Começando pela parte mais interessante, o design em MCM (multi-chip module), essa seria a primeira vez que veríamos este formato chegando às GPUs do consumidor doméstico. Na parte de CPUs, a AMD já tem mostrado que o formato tem dado resultado com sua linha Threadripper de processadores. Apesar de críticas vindo de concorrentes e chamando a solução de "super cola" entre diferentes dies, o sucesso da linha Threadripper no segmento HEDT mostra que o recurso tem dado certo.

Além disso, o pessoal do WCCFTech - de onde vem a notícia - reporta que a solução MCM pode funcionar melhor ainda com GPUs, porque são componentes que processam em paralelo, não em série como fazem as CPUs. E as vantagens começariam direto na fabricação, que vai oferecer uma margem maior de produtos por wafer do que o que tem sido obtido atualmente no processo EUV.


Crédito de imagem: WCCFTech

A suposta série RTX 4000 (como pode acabar se chamando, se a empresa seguir a mesma lógica atual) ganharia o nome Hopper em homenagem à Grace Hopper, uma das pioneiras na ciência da computação. Ela foi uma das primeiras programadoras do Harvard Mark 1 e responsável pela invenção dos primeiros linkers. Adotar o nome dela como codinome para suas próximas GPUs mantém a linha do que a Nvidia tem feito em cada geração de seus componentes.

Vale lembrar que estamos ainda na fase inicial dos primeiros rumores. Ou seja, essas informações podem acabar não se confirmando ou serem alteradas até chegarmos nos primeiros anúncios oficiais, então é sempre bom observar tudo isso com uma boa dose de ceticismo.

Fonte: WCCFTech
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Quem você acha que merece o GOTY do The Game Awards?