Créditos: Asus | Logo Download | Zoing

Asus e Google se juntam para apresentar dois novos Tinker Boards com foco em IA

Os mini-PCs prometem bom desempenho e excelente compatibilidade mecânica

A Asus Japan anunciou que irá apresentar dois novos "Tinker Boards" durante o ET & IoT Technology 2019 (que está marcado para 20 de novembro). De acordo com a empresa, eles são pequenos computadores de placa única que oferecem um bom desempenho e  excelente compatibilidade mecânica.

Tinker Edge T e o Tinker Edge R foram projetados especificamente para aplicações IoT (Internet of Things) e Inteligência Artificial de ponta. Enquanto o primeiro tem quase o tamanho de um cartão de crédito (85mm x 56mm), o segundo é um pouco maior: 100mm x 72mm. Ambos dependem de um pequeno dissipador de calor com fan única para regular a temperatura durante a operação.

Abaixo, você confere mais detalhes sobre cada um deles:

Asus Tinker Edge T

O Tinker Edge T conta com um SoC  NXP i.MX 8M de quatro núcleos Cortex-A53 com clock até 1.5GHz e um núcleo Cortex-M4F. Outro destaque é que ele traz o motor gráfico Vivante GC7000 Lite e o Coral Edge, que é a unidade de processamento de tensores (TPU) do Google.

A TPU é otimizada para o Tensorflow Lite e oferece um desempenho de até 4 TOPS (Tera-operações por segundo). 

Asus Tinker Edge T

Já o novo Tinker Board R vem com o SoC Rockchip RK3399 Pro. O chip possui um design "três-em-um" e combina:

  • O Cortex-A72 dual-core com clock de até 1.8GHz;
  • O Cortex-A53 quad-core com clock de até 1.4GHz; e
  • A GPU quad-core Mali-T860 com clock de até 800MHz. 

Além disso, ele também e equipado com uma unidade de processamento neural (NPU) capaz de entregar até 3 TOPS.

Como o TomsHardware menciona, os dois mini-PCs terão o Jetson Nano da Nvidia como concorrente. Para quem quiser comparar, ele  possui um Arm A57 quad-core a 1,45 GHz e gráficos da Nvidia Mawell.

Até o momento, a Asus afirmou que os novos Tinker Boards Edge são compatíveis com os sistemas operacionais Debian e Android. Preço e disponibilidade não foram informados.

Via: TomsHardware
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul e estuda Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Com esses adiamentos dos games...

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.