Créditos: Let's Go Digital

Renderizações indicam que o cartucho da PlayStation pode ser um SSD removível

O PS5 poderia vir com capacidade expansível de 1TB, 2TB ou 3TB

A Sony registrou a patente de um novo cartucho para PlayStation no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) há poucos dias no Brasil. Pouco se sabe sobre a finalidade que o produto vai ter, mas o site Let's Go Digital - responsável por encontrar o registro do produto - fez novas renderizações que indicam que esse dispositivo pode ser usado como um SSD removível. As imagens não são reais, mas sim apenas renderizações criadas pelo próprio site para demonstrar como esses cartuchos poderiam ser utilizados. 

Registro da patente do Cartucho no INPI

Segundo as análises do site alemão, o PlayStation 5 poderia ofertar três opções de expansão de armazenamento no SSD: 1TB, 2TB ou 3TB. Isso poderia fazer com que houvesse diferentes pacotes para o console, deixando o seu preço mais acessível em opções com menos capacidade e permitindo a possibilidade de upgrades posteriores. 

Além da possível redução de preço, maior capacidade também abriria a possibilidade dos desenvolvedores de games poderem expandir os seus limites para além do Blu-ray. Os discos BDXL que são usados atualmente permitem uso de até 100GB, muito inferior ao que poderia ser usado com esses cartuchos. É importante lembrar que a Sony já confirmou que o console de próxima geração terá suporte para Blu-ray, portanto a possibilidade de um jogo ocupar um cartucho inteiro parece meio sem sentido.

Desde que o possível preço do PS5 foi vazado, muitos clientes reclamaram que o valor estava muito acima do esperado. O principal argumento das especulações sobre os cartuchos serem mesmo SSDs é que essa pode ser  uma estratégia comercial da Sony para contornar os custos mais elevados, oferecendo opções mais baratas. Os altos valores cobrados no PlayStation 3 foi uma das principais razões por ele não se tornar muito popular, pode ser que a empresa esteja preocupada em repetir o resultado.

Apesar de todas as informações disponíveis levaram a crer que o cartucho será destinado ao PS5, ainda há a possibilidade de ele ser usado para um produto totalmente diferente, ou mesmo nem chegar a ser comercializado. O registro de uma patente não significa necessariamente que o produto vai chegar às mãos do consumidor, essa é a forma de registrar a ideia e o desenvolvimento antes que ela seja usada por outras empresas.

Via: Tweak Town Fonte: Let's Go Digital
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

Apostas do TGA 2019: Jogo do Ano - GOTY