Créditos: Eurogamer/Reprodução

Hideo Kojima comenta recepção mista de Death Stranding: "é um jogo difícil de entender"

Declarações do desenvolvedor já estão gerando polêmica

Death Stranding finalmente está disponível para PS4 e, como constatamos na nossa review, o título não é para qualquer um. Após um fim de semana com o jogo no mercado, as análises da mídia e público são bastante divisivas, e o criador do projeto, Hideo Kojima, comentou sobre o assunto para o site italiano TGCom24.

De acordo com o desenvolvedor, o título foi recebido com "análises empolgantes" na Europa e Japão, mas acabou recebendo críticas mais pesadas nos Estados Unidos. Segundo Kojima, isso aconteceu porque o jogo foge dos padrões do mercado norte-americano e pode ser "difícil de entender".

“Talvez seja um jogo difícil de entender para certos tipos de crítica e audiência. Norte-americanos são grandes fãs de jogos de tiro em primeira pessoa e Death Stranding não é um deles, ele vai além"
- Hideo Kojima, criador de Death Stranding

Como era de se esperar, a declaração do desenvolvedor está gerando bastante rebuliço, já que a fala está sendo vista como se o desenvolvedor sugerisse que os consumidores dos Estados Unidos não conseguem entender Death Stranding porque só jogam FPS.

Para deixar a situação ainda mais polêmica, o Videogames Chronicle fez um levantamento e aponta que a maioria das análises negativas de Death Stranding vem de países da Europa e também da Austrália.

Mais sensibilidade artística

Além de comentar sobre o público dos Estados Unidos, Kojima também disse que o jogo se saiu melhor em locais como França e Itália porque os consumidores dos países possuem uma "sensibilidade artística diferente" e que permite "apreciar produtos com mais originalidade". 

Atualmente, Death Stranding está com a média 83 no agregador de notas Metacritic, que monta um resultado com base na análise de diferentes veículos de mídia. O cenário fica mais apertado nas reviews de público, que dão ao game uma nota 7.0.

Death Stranding já pode ser jogado no PS4 e chegará em 2020 para PC. O game será lançado simultaneamente na Steam e Epic Games Store, e já está disponível em pré-venda nas duas lojas.

Via: VG Chronicle, TGCom24
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O novo visual do Xbox Serie X