Créditos: Gigabyte

Gigabyte anuncia sua linha de placas TRX40 para AMD Ryzen Threadripper da série 3000

Três novos modelos foram revelados na linha Aorus e uma quarta opção já apareceu listada
Por João Gabriel Nogueira 08/11/2019 16:11 | atualizado 08/11/2019 16:11 Comentários Reportar erro

Conforme o esperado, começaram a aparecer os primeiros modelos de placas-mãe com chipset TRX40 para a recém anunciada nova geração de processadores Threadripper da linha 3000 dos AMD Ryzen. São três novos modelos oficialmente revelados com suas imagens divulgadas, mas temos também uma quarta opção, que não tem imagens mas já foi listada com uma página oficial no site da Gigabyte.

TRX40 Aorus Xtreme

A placa mais avançada (e mais cara) da linha. Na parte de energia os circuitos chegam com fase de 16+3, oferecendo quatro slots PCIe 4.0 x16, mas dois deles têm acesso a apenas 8 lanes. O PCIe 4.0 é um dos principais diferenciais do TRX40 em relação ao chipset anterior.

A Aorus Extreme chega também com quatro slots M.2 que usam até quatro lanes do PCIe 4.0 e podem ser usados para RAID 1, 0 ou 10 com até quatro SSDs NVMe. 

Outras tecnologia somam à placa Wi-Fi 802.11ax onboard, Bluetooth, áudio high-end e suporte a dual-BIOS, além de memória em quad-channel. Como seria de se esperar, temos também RGB customizável, compatível com o software Fusion da fabricante.

Também chama a atenção na TRX40 Aorus Extreme a presença de diversos dissipadores e calor. Os VRM ficam todos protegidos e os slots M.2 também contam "escudos" de metal para ajudar a esfriar a operação. O chipset conta até com um fan, de 50mm.

TRX40 Aorus Master e Pro WiFi

Esses dois modelos são mais acessíveis, mas ainda estamos falando do segmento high-end, afinal são placas para a linha Threadripper. A Aorus Master mantém as 16+3 fases da Xtreme, enquanto, a Pro WiFi fica nos 12+2. Ambas oferecem também quatro conexões PCIe e três slots M.2. A principal diferença entre elas, é claro, está no fato de um modelo ter conexão sem fio, a Aorus Pro WiFi, enquanto a outra, a Aorus Master, ainda oferece um overclock mais poderoso, mas sem ser tão cara quanto o modelo topo de linha.

A placa listada sem imagens é a TRX40 Designare, que aparece neste link para quem quiser saber mais detalhes. Ela também oferece conexão Wi-Fi, mas vêm com três slots PCIe, segundo as especificações.

Ainda não temos os preços sugeridos, mas devemos ter novidades até 25 de novembro, momento em que oficialmente chegarão os novos processadores Threadripper.

Fonte: Tom's Hardware
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?