Créditos: TechPowerUp

ASUS anuncia 3 placas-mãe TRX40 para AMD Threadripper, incluindo ROG Zenith II Extreme

As outra duas foram a ROG Srix TRX40-E Gaming e Prime TRX40-Pro

A ASUS anunciou nessa última quinta-feira sua nova linha de placas-mãe chipset TRX40, a ROG Zenith II Extreme, ROG Strix TRX40-E Gaming e Prime TRX40-Pro, que vieram equipadas com melhorias e novas funcionalidades tanto para profissionais quanto para gamers e entusiastas usufruírem de todo o poder dos processadores AMD Ryzen Threadripper de terceira geração. Aliado ao novo chipset TRX40, a nova geração do Threadripper traz pela primeira vez aos desktop topo de linha o PCI Express 4.0, duplicando a largura de banda com as 64 pistas PCIe 4.0 para garantir velocidades ainda maiores para SSDs, placas de vídeo e equipamentos de realidades virtual e aumentada (AR/VR). Todos os slots PCIe e M.2 das novas placas ASUS TRX40 utilizam pistas PCIe 4.0 para maximizar seu desempenho, garantindo que todas as placas que utilizarem esses slots vão poder funcionar no máximo de seus desempenhos.

Para usuários de desktop high-end, a série TRX40 oferece quatro canais de memória para até 256 GB de RAM em oito slots. As novas CPUs da 3ª Geração Threadripper também mantêm o suporte ECC das memórias de seus antecessores, processo que detecta e corrige os erros e corrupção de dados mais comuns. Isso permite que PC builders elevem suas plataformas a novos patamares com frequências sotck de RAM de 3200 MHz e ir ainda além com um boost extra da tecnologia exclusiva OptiMem III na ROG Zenith II Extreme.


ROG Zenith II Extreme

A ROG Zenith II Extreme é perfeita para profissionais e jogadores entusiastas que buscam alcançar frequências mais altas de CPU e memória. A placa é construída com componentes da mais alta qualidade para satisfazer as necessidades os usuários mais exigentes. Com diferentes perfis de iluminação, a placa pode passar tanto em um build discreto com todas as luzes desligadas, quanto em um build mais chamativo que aproveita ao máximo o sistema AURA RGB com iluminação multi-zona. Além disso, o conjunto de I/O trazeiro traz um tema holográfico Infinity Lightning e um painel LiveDash OLED que pode mostrar informações do sistema, gráficos personalizados ou os códigos de POST para identificar mensagens de erro do sistema. Uma carcaça de aluminio da ROG cobre a maior parte de cima da placa e o backplate garante uma boa sustentação para aguentar o sistema robusto de dissipação de calor.

A Zenith II Extreme aplica um design aprimorado de alimentação em 16 estágios em suas VRM (16-power-stage) favorecendo processos mais extremos de overclock. Muitos dos componentes de setups high-end tendem a aquecer bastante com cargas mais altas de trabalho, por isso os dissipadores de calor das VRMs da Zenith utilizam um sistema com duas ventoinhas semi-passivas que ativam caso os componentes resfriados pelo sistema atinjam 60ºC. Uma outra ventoinha localizada  em baixo do chipset ajuda a resfriar os slots M.2 principais além do silício da própria TRX40. Todas as ventoinhas são ativadas apenas quando necessárias controladas pelo programa Fan Xpert 4.

O aspecto de rede é extremamente importante em workstations de alto desempenho, porque as cargas de trabalho nesses sistemas geralmente envolvem embaralhar grandes pacotes de dados entre máquinas. A Zenith apresenta uma interface de rede tripla. Um controlador de rede Intel "I211-AT Gigabit Ethernet", alémd de um controlador Aquantia AQC-107 10Gbe com capacidade para lidar com transferências mais pesadas. Caso não haja a possibilidade de soluções com fio, ela traz também um controlador AX200 Wi-Fi 6 e suporte a Bluetooth 5. Todas as melhorias recentes em interfaces USB também estão presentes na Zentih para garantir o melhor desempenho dos perféricos mais recentes. O painel traseiro possui um total de sete portas USB 3.2 Gne 2 com velocidades de até 10Gbps, e o destaque vai para conector USB 3.2 Gen 2x2 tipo-C com largura de banda de 20Gbps. Há também duas portas USB 3.2 Gen 2 para o painel frontal, e quatro conexões para portas USB 3.2 Gen 1 e três conexões para portas USB 2.0.


ROG Strix TRX40-E Gaming

A ROG Strix TRX40-E Gaming é a placa com todas as características esperadas para se destacar como um setup desktop high-end, e atende a todas expectativas de uma placa ATX com inumeras possibilidades de customização, incluindo um painel LiveDash de 1.3 polegadas. O design angular da placa se estende inclusive ao dissipador do slot M.2 e cobertura dos circuitos de áudio. A placa é praticamente toda em preto para destacar ao máximo seu design quando a iluminação RGB está ativada. A Strix também possui o 16-power-stage de VRM, inclusive com solução térmica semelhante de 2 ventoinhas. Os conectores de energia ProCool II rígidos garantem uma alimentação de energia estável para os muitos núcleos do Threadripper, além de manter o próprio sistema de alimentação resfriado evitando perda de desempenho com o aumento de temperatura. A placa também apresenta uma vasta opção de conectividade para dispositivos de armazenamento e periféricos. São três slots M.2, cada um ligado a quatro pistas PCIe 4.0, oito portas SATA na borda da placa. Na parte de trás são ao todo 8 portas USB 3.2 Gen 2 de 10Gbps, sendo uma delas tipo-C, além de outras quatro portas USB 2.0 tipo-A. a Strix TRX40-E Gaming também oferece conectores internos dedicados para soluções AIO (All-In-One) e bombas para custom-loops além dos conectores padrão para ventoinhas. O modelo também traz sistema triplo de interfaces de rede com os controladores  Ethernet I211-AT Gigabit combinado com um potente controlador de rede Realtek de 2.5Gbps, e, para soluções sem fio, o Intel AX200 Wi-Fi 6 com suporte a Bluetooth 5. No quesito som ela vem equipada com o codec de audio SupremeFX S1220 além de fornecer suporte ao DTS Sound Unbound.


ASUS Prime TRX40-Pro

A Prime TRX40-Pro é  uma fundação confiável para todo entusiasta ou profissionais de produção de conteúdo criativo, como edições de vídeo e renderizações 3D. O dissipador de calor das VRM em alumínio escovado, além de garantir um design futurista, também mantém em temperaturas ótimas de operação o conjunto de 16-power-stage de VRM que também compreende o sistema integrado TDA21462. Todos os slots de expansão estão conectados a pistas PCIe 4.0, sendo três PCIe x16 ASUS SafeSlots, otimizados para operar em configuração 16x/16x/16x.

O modelo inclui 3 slots M.2, também em PCIe 4.0, para assegurar configurações RAID NVM Express em dispositivos de armazenamento, e visualização fluida de conteúdos de edição. Dois desses slots estão posicionados sobre um dissipador que evita que os SSDs tenham o desempenho prejudicado por sue aquecimento em cargas de trabalho mais elevadas. O terceiro slot M.2 está posicionado verticalmente para usufruir do fluxo de ar do sistema de resfriamento do CPU. O painel traseiro apresenta uma boa seleção de portas USB, com 3 portas 3.2 Gen 2 tipo-A, uma USB 3.2 Gen 2 tipo-C de 10Gbps, para soluções removíveis de armazenamento, interface de áudio, controladores dedicados de edição, entre outras coisas. A Prime TRX40-Pro tem um conjunto dedicado de conectores para soluções liquidas de resfriamento controláveis através da interface do Fan Xpert 4. Há também um socket E-key M.2 2230 caso o usuário queira adicionar um módulo Wi-Fi. O controlador de rede ethernet da placa é o mesmo Intel I211-AT dos outros modelos anunciados pela ASUS. O codec da áudio é o Realtek S1220, que oferece uma qualidade de som cristalina, graças a uma blindagem EMI e separação dos canais direito e esquerdo na PCB para manter ao máximo a integridade do sinal. O suporte ao DTS:X Ultra traz uma boa imersão espacial e áudio 3D para quem opta tanto por fones de ouvido ou caixas de som.

 

Via: TechPowerUp
  • Redator: Daniel Trefilio P. de Carvalho

    Daniel Trefilio P. de Carvalho

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas em 2013, professor, tradutor e revisor. Nas horas vagas, instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disketes.

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?