Seagate planeja lançar HDs com 50TB até 2026

Modelos com 18TB e 20TB serão lançados ainda em 2020
Por Fabio Rosolen 06/11/2019 15:46 | atualizado 06/11/2019 15:46 Comentários Reportar erro

A Seagate está se preparando para lançar novos HDs com alta capacidade de armazenamento em 2020, com modelos com 18TB chegando no primeiro semestre e com 20TB no segundo semestre.

A empresa está planejando lançar os primeiros HDs comerciais baseados na tecnologia HAMR (Heat-Assisted Magnetic Recording ou Gravação Magnética Assistida por Calor) no segundo semestre de 2020.

Ela usa um novo tipo de tecnologia de mídia magnética em cada disco permitindo que os bits de dados, ou grãos, se tornem menores para aumentar a densidade quanto mantém a estabilidade magnética.

Um pequeno diodo laser ligado a cada cabeça de gravação aquece um pequeno ponto no disco, o que permite que a cabeça de gravação para inverta a polaridade magnética de cada bit estável, permitindo que os dados sejam escritos. Um vídeo da Seagate falando um pouco mais sobre esta tecnologia pode ser visto abaixo:

Os modelos com 18TB serão baseados na mesma plataforma com 9 pratos que a Seagate usa atualmente no HD Exos com 16TB.

Isto significa que a empresa já tem tudo o que precisa para iniciar a produção em massa dos modelos com 18TB antes da chegada dos HDs baseados na tecnologia HAMR no segundo semestre de 2020.

Sobre os HDs baseados na tecnologia HAMR, modelos com capacidades a partir de 30TB serão lançados entre 2023 e 2024. Já o modelo HD com 50TB de capacidade para armazenamento baseado nesta tecnologia chegará ao mercado em 2026.

Do ponto de vista técnico, armazenar 50TB de dados em um único drive é realmente algo impressionante e por isso ele deve ser uma opção atraente para fazer o backup de dados.

Estamos nos preparando para lançar unidades com 18TB no primeiro semestre de 2020 para manter nossa liderança no setor de alta capacidade. Também estamos impulsionando uma liderança de densidade de área com nossa revolucionária tecnologia HAMR. Continuamos no caminho certo para lançar unidades com 20TB baseadas em HAMR no final de 2020", disse Dave Mosley, CEO da Seagate.

Ele acrescentou que à medida que as densidades dos drives aumentam, a tecnologia multiatuador é necessária para manter o acesso rápido aos dados e escalar a capacidade de armazenamento sem comprometer o desempenho.

Fonte: TweakTown
Assuntos
  • Redator: Fabio Rosolen

    Fabio Rosolen

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?