Créditos: Press Release

Final da Air France Trackmania Cup acontece no primeiro voo com tecnologia Li-Fi do mundo

A experiência foi resultado da parceria entre a Air France, Latécoère e Ubisoft
Por Saori Almeida 04/11/2019 16:00 | atualizado 04/11/2019 16:05 Comentários Reportar erro

Air France testou recentemente o primeiro voo equipado com a tecnologia Light Fidelity (Li-Fi), que promete ser um novo padrão de transmissão de dados a bordo. A companhia aérea recebeu os finalistas da Air France Trackmania Cup, desenvolvida pela Ubisoft, nessa "viagem". Os jogadores competiram dentro do avião.

A tecnologia Li-Fi utilizada foi desenvolvida pela Latécoère e oferece vantagens como:

  • Troca de dados multimídia estável, com velocidade alta e latência baixa; e
  • Redução do peso da aeronave e, consequentemente, no consumo de combustível - os cabos de cobre são substituídos por fibra óptica.

Atualmente, a Air France e a  Latécoère  estão verificando como essa tecnologia pode ser utilizada e certificada em voos comerciais. De acordo com os compromissos de desenvolvimento sustentável da Air France, as emissões de CO2 deste voo  foram "indenizadas" através de uma  contribuição financeira para projetos de reflorestamento no Togo.

"Estou convencido de que essa experiência abrirá o caminho para novas experiências de entretenimento a bordo para nossos clientes, especialmente no que diz respeito aos jogos." -  Antoine Laborde, gerente de inovação da Air France.

A Latécoère exibiu uma réplica de cabine equipada com tecnologia Li-Fi no APG World Connect, que aconteceu no último final de semana em Mônaco.

A final da Air France Trackmania Cup

Os finalistas da Air France Trackmania Cup competiram em uma versão personalizada do jogo Trackmania Stadium. O vencedor recebeu duas passagens de ida e volta entre Paris e Montreal para uma visita privada ao Ubisoft Studios, além de uma seleção de produtos Razer - que equipou os jogadores com seus fones de ouvido Bluetooth Hammerhead.

"Estamos muito satisfeitos por termos tido a oportunidade de participar do lançamento de uma tecnologia inovadora[...]. Sem dúvida, o entretenimento a bordo se tornará rapidamente um novo playground para todos.” - Deborah Papiernik, Diretora de Projetos Inovadores da Ubisoft.

  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida (ou Sakura, Naomi e no pior dos casos Sônia), veio do nem tão interior do Rio Grande do Sul para estudar Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e ver no que dava. Como gosta de dizer, "com o nome, veio o pacote": adora animes, mangás, doramas e cultura asiática no geral (não só entretenimento, ok?). O interesse por tecnologia e games existia desde pequena e aumenta a cada dia na redação do Adrenaline e Mundo Conectado.

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?