Créditos: TechRadar

Rumores afirmam que RTX 3080 e 3080 Ti vão chegar com mais VRAM por preços menores

Supostas conversas da Nvidia com suas parceiras relatam só vantagens na geração Ampere
Por João Gabriel Nogueira 31/10/2019 16:30 | atualizado 31/10/2019 16:30 Comentários Reportar erro

São muitas as expectativas para a próxima geração Ampere de GPUs da Nvidia, que, além de provavelmente levar os modelos para a litografia de 7nm, vai marcar também a segunda interação com ray tracing, o que deve mostrar evoluções em como os componentes renderizam na tecnologia. E, se levarmos em consideração os primeiros rumores, há muitos motivos para se empolgar.

As informações vêm do WCCFTech, e foram replicadas também pelo pessoal do TweakTown. Os rumores relatam supostas conversas que executivos da Nvidia vêm tendo com parceiras AIB (que fabricam modelos customizados das GPUs), e até o momento só foram divulgadas vantagens. As placas, que devem chegar com o nome de série RTX 3000, devem ter melhorias consideráveis na performance, principalmente do ray tracing, além de se aumentar sua eficiência energética, o que até faz sentido naturalmente por causa da litografia.

Os rumores também apontam por mais capacidade de VRAM nos três modelos relatados:

- GeForce RTX 3070: 12GB
- GeForce RTX 3080: 12GB
- GeForce RTX 3080 Ti: 16GB

O clock também deve aumentar, levantando os números entre 100MHz e 200MHz, quando comparados com atual geração Turing de placas.

Os incrementos de hardware e performance significariam não só ganhos para o ray tracing, mas uma melhoria bastante relevante também na rasterização. A ideia seria conseguir misturar elementos de ray tracing e técnicas tradicionais de renderização de maneira natural, para criar mundos completos em jogos usando a performance extra da nova geração.

E todas essas vantagens viriam acompanhadas ainda de preços menores, de acordo com os boatos. Depois das duras críticas com o patamar de valores da geração RTX em seu lançamento, a série 3000 deve ser lançada por preços mais acessíveis, de acordo com as informações disponíveis.

Claro que "quando a esmola é grande, o santo desconfia". Ainda estamos nas fases iniciais de rumores e ainda tem muita coisa pra acontecer até começarem a aparecer informações mais concretas sobre a geração Ampere de placas da Nvidia.

Via: TweakTown Fonte: WCCFTech
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?