Créditos: Wccftech

NVIDIA pode lançar linha RTX 3000 no primeiro semestre de 2020 [Rumor]

Nova série supostamente dará salto de performance sem cobrar a mais por isso
Por Gabriel Tagarro 30/10/2019 17:49 | atualizado 30/10/2019 17:54 Comentários Reportar erro

Novos rumores sobre a chegada da próxima arquitetura de placas de vídeo da NVIDIA acabam de surgir, dando força aos boatos de um possível lançamento da geração Ampere já no primeiro semestre de 2020. O Wccftech afirma que a empresa teria entrado em contato com alguns de seus parceiros e repassou detalhes sobre a suposta série RTX 3000 acerca do preço, tecnologias e (poucas) especificações.

Uma das principais informações que a NVIDIA teria reforçado com seus parceiros diz respeito ao foco no Ray Tracing e na Rasterização. A fabricante teria prometido melhorias "maciças" das tecnologias na próxima geração em comparação com a série Turing. No caso específico do Ray Tracing, os núcleos da linha Ampere seriam mais rápidos e mais eficientes.

Sobre as especificações, o Wccftech diz não ter muitos detalhes. A família RTX 3000 traria melhoria de frame buffer, mais VRAM e alcançaria frequências maiores usando menos energia que as placas Turing. Isso se deve, em grande parte, – além de uma melhor eficiência energética própria da arquitetura – devido ao processo de fabricação EUV de 7nm da Samsung.

As GPUs Ampere supostamente também rodariam com limites de tensão ainda mais baixos do que a linha Turing, fato que já gera algumas especulações em relação a um possível baixo potencial para overclock. Como o processo EUV de 7nm da Samsung é totalmente novo, ainda é cedo para se fazer suposições.

Agora, uma das partes que mais interessa aos consumidores: preço. Segundo os boatos, as próximas placas terão um custo próximo ao da linha Turing. No entanto, as GPUs topo de linha (possíveis RTX 3080 e RTX 3080 Ti) supostamente custarão um pouco menos que as “irmãs” RTX 2080 e 2080 Ti.

Mais uma vez, é importante destacar que, até uma eventual confirmação da NVIDIA, as informações apresentadas aqui se tratam de rumores. Na outra ponta, a AMD já estaria se preparando para lançar GPUs Navi de segunda geração em 2020, ao lado da arquitetura RDNA também de segunda geração. 

Fonte: Wccftech
  • Redator: Gabriel Tagarro

    Gabriel Tagarro

    Formado em jornalismo pela Universidade Castelo Branco, é apaixonado por games desde 1994, quando ganhou um Master System. Joga de tudo um pouco, seja no PC ou no console. Ama tecnologia e escreve com prazer sobre tudo que a envolve.

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?