Créditos: https://www.tweaktown.com

Nova placa AORUS TRX40 trará suporte para processadores Threadripper 3000

Imagem divulgada pela Gigabyte sugere placa mãe com socket TR4+ ou TR+
Por Daniel Trefilio P. de Carvalho 21/10/2019 17:48 | atualizado 21/10/2019 18:40 Comentários Reportar erro

A AMD ainda está trabalhando no Ryzen Threadripper 3000, baseado na empolgante e surpreendente arquitetura Zen 2, mas ainda resta saber o que esperar das placas mãe que darão suporte ao novo processador topo de linha da série Threadripper.

O site VideoCardz teve um vislumbre de uma nova placa mãe AORUS TRX40 de nova geração em formato E-ATX, e aparentemente traz quatro slots PCIe 4.0 16x, oito slots DDR4 DIMM possibilitando quad-channel. Pode-se ver também um sistema de resfriamento dedicado para o chipset e um LED de debug para sinalizar possíveis problemas ou inconsistências no sistema, como já visto em outros modelos da placas mãe. É possível verificar também a presença de um grande dissipador fin-array próximo ao socket da CPU, sugerindo que o novo Threadripper vai consumir uma quantidade massiva de energia. Tendo em vista que o novo processador baseado em arquitetura Zen 2 poderá ter até 64 núcleos e 128 threads com TDP estimado de 280W, 30 watts acima do atual Threadripper 2990WX. Ainda que essas especificações não sejam o suficiente para determinar a real capacidade térmica dos componentes, é um forte indicativo, e  a presença de soluções de resfriamento desse porte não chega como uma surpresa.

Castle PeakSharkstooth são os chipsets que serão utilizados nas novas placas TRX40, TRX80 e WRX80. Enquanto as placas TRX40 serão os modelos mais acessíveis, os modelos TRX80 e WRX80 se destinariam a projetos mais robustos e, por consequência, mais caros.

Podemos esperar um anuncio da AMD apresentando em caráter oficial no dia 5 de Novembro, também segundo fontes confidenciais do site VideoCardz, possivelmente apresentando o Threadripper 3990X, que pode ser a versão 64-core/128-thread (não confirmado), e o anuncio das placas mãe para suportar essa nova linha não deve demorar muito a sair, sendo o modelo AORUS da foto uma placa que muito provavelmente estaria dentro desse line-up.

 

Via: TweakTown Fonte: VideoCardz
  • Redator: Daniel Trefilio P. de Carvalho

    Daniel Trefilio P. de Carvalho

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas em 2013, professor, tradutor e revisor. Nas horas vagas, instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disketes.

Half-Life veio, e é em realidade virtual. Agora embala os óculos de realidade virtual?