Créditos: Wargaming

Intel e Wargaming levam ray tracing para World of Tanks sem exigir hardware Nvidia

Ray tracing foi feito diretamente na engine e roda em qualquer GPU compatível com DirectX 11
Por João Gabriel Nogueira 21/10/2019 14:26 | atualizado 21/10/2019 14:27 Comentários Reportar erro

A Wargaming, famosa por títulos de MMO como World of Tanks, World of Warships e World of Warplanes, anunciou nessa semana uma parceria com a Intel para levar ray tracing para sua engine gráfica, chamada Core. E o mais interessante da iniciativa é que a tecnologia foi implementada sem a dependência de hardware específico, como as placas RTX da Nvidia.

A desenvolvedora é conhecida por ser "agnóstica" de hardware, o que significa que eles tentam não favorecer nenhuma marcar. Ainda assim a Intel se aproximou para trabalhar com eles no desenvolvimento da implementação de ray tracing na engine Core. Isso significa que qualquer GPU compatível com DirectX 11 vai poder tentar rodar World of Tanks com o ray tracing ligado, sendo essa a única limitação já que a engine Core foi feita na API do DirectX 11.

Segundo o TechPowerUp, os desenvolvedores conseguiram implementar o recurso criando uma solução que usa a CPU para fazer BVH (bounding volume hierarchy) usando os multi-threads (SMT no caso da AMD e HyperThreading no caso da Intel). A GPU então se encarrega do processamento de ray tracing. Não foi divulgado requerimentos mínimos para tentar o ray tracing, mas é de se imaginar então que um número elevado de cores e threads favorece o processo. A desenvolvedora avisa que alguns "fps" podem ser sacrificados para usar o ray tracing. Confira os comparativos do recurso desligado e ligado abaixo:

Como o recurso foi diretamente implementado na engine da Wargaming, é possível que seus outros títulos também recebam compatibilidade com ray tracing em breve.

Fonte: TechPowerUp
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?