Créditos: Koola

Simulação realista de tempestade feita em Unreal Engine 4 utilizou uma GTX 970

Você não precisa de um computador da Nasa para começar a desenvolver jogos

Um vídeo de simulação de tempestade surgiu recentemente e chamou muita atenção por seu realismo. O vídeo é uma simulação em tempo real gravada dentro da Unreal Engine 4, motor gráfico da Epic Games, dona de Fortnite e que também tem presença garantida entre os indies.

Muitas pessoas acreditam que para começar a desenvolver jogos é necessário um computador tão potente quanto um da Nasa, mas as ferramentas da engine garantem desempenho até mesmo em chips gráficos e processadores mais antigos. Para esta simulação cheia de colisões foi utilizada uma Nvidia GTX 970. A cada visualização no vídeo, é possível ver um detalhe diferente, das árvores balançando com o vento aos fios dos postes chacoalhando.

Segundo o artista por trás do trabalho, no canal Koola no YouTube, há muita gente achando que é necessário um super computador para fazer algo assim, mas ele explica que não é nada por aí. Para começar, a cena não está otimizada, isso mesmo, ela pode ficar ainda melhor, principalmente combinando otimização com uma configuração de PC mais potente. As animações também acontecem em tempo real, com animações pré-determinadas seria possível ganhar mais desempenho.

PlayStation 5 terá processador AMD
Zen 2 com 8 núcleos, confirma Sony

Mas a cena também não está desnecessariamente carregada, apenas o suficiente para preencher o enquadramento. Foram utilizadas 20 árvores (70000 polígonos cada, sem LOD), 100 arbustos (6000 polígonos). Com a GTX 970 foi possível ficar entre 35-60fps entre qualidade "épica" e alta.

Muitos artistas e desenvolvedores de jogos utilizam computadores com configurações modestas para fazer criações que não dependem de um alto desempenho da máquina para ficarem prontas. É claro que um PC potente ajuda no trabalho, mas não é necessário o que há de mais recente no mercado para executar as atividades mesmo de desenvolvimento.

Segundo o Tweaktown, há rumores de que a Sony fez demonstrações de desempenho do PS5 em portas fechadas e surpreendeu com o realismo das cenas. A próxima geração de consoles pode conseguir entregar uma qualidade gráfica realmente interessante. Saiba mais sobre o PlayStation 5 na tag aqui no site.

Via: Tweaktown Fonte: Koola (YouTube)
  • Redator: Neri Neto

    Neri Neto

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?