Créditos: Volition/THQ

Após 10 anos, enfim Saints Row 2 terá sua versão para PC consertada pela desenvolvedora

A Volution promete tornar um dos piores games portado para PCs jogável para as atuais máquinas, além de melhorias gráficas e adição de novos conteúdos

Vamos fazer uma viagem no tempo, mais precisamente para o mês de janeiro de 2009. Enquanto muitos jogadores quebravam a cabeça em fóruns discutindo sobre a problemática chegada de Grand Theft Auto IV para o PC, Saints Row 2 também desembarcava nos computadores, meses após ser lançado para os consoles daquela geração (PS3 e Xbox 360), e acabou também ganhando atenção dos jogadores de PC, porém, por um péssimo motivo.

Apesar de requerer um processador Pentium IV ou AMD Dual-Core Athlon XP, 2 GB de memória RAM e uma Nvidia GeForce GT 8800/ATI HD3850, o game de Volition simplesmente não rodava de forma satisfatória em nenhuma máquina, tendo diversos bugs e gravíssimos problemas de otimização, praticamente tornando Saints Row 2 injogável no PC.

A péssima otimização do game é tão notória, que nem sequer os atuais PCs conseguem executar Saints Row 2 de forma aceitável, como é mostrado no vídeo feito pelo canal RandomGaminginHD, demonstrando que até mesmo um setup com Ryzen 5 1600 e GTX 1070 não consegue manter uma taxa de quadros acima dos 60 FPS na média.

Anos se passaram, a desenvolvedora não resolveu os problemas acerca do game, a publicadora, THQ Nordic, acabou falindo, e Saints Row 2, apesar de sua base de fãs ter de certa forma, “consertado” o game através de diversos mods, caiu no esquecimento tanto do público quanto dos seus jogadores.

Pois, 10 anos depois, durante uma livestream em seu canal oficial da Twitch, a Volition revelou que conseguiu encontrar o código-fonte de Saints Row 2, que inicialmente era dado como perdido por conta da falência da THQ Nordic, e está disposta a consertar seu game e torná-lo jogável nos computadores.

Créditos na imagem - Kinguin/Volution/THQ Nordic

Junto com todas as melhorias que a desenvolvedora promete levar a Saints Row 2, o game em sua versão para PC também irá receber um novo multiplayer online, graças ao Steamworks, e os dois conteúdos adicionais que antes eram exclusivos para os jogadores de console: Ultor Exposed e Corporate Warfare.

Aqueles que já adquiriram Saints Row 2 no passado receberão a futura atualização de forma gratuita através de um novo jogo, visto que o game será relançado na Steam. Por ser uma equipe pequena, pode demorar um pouco até que o patch de correção do jogo seja lançado.

Fonte: PC Gamer, Eurogamer
  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?