SBGames 2010 traz palestra de Jonathan Blow

O SBGames 2010 (IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital), maior evento de pesquisa e desenvolvimento de games da América Latina, serÁ realizado de 8 a 10 de novembro, em Florianópolis, Santa Catarina. Este ano, as discussões giram em torno do tema "Games na Rede", acompanhando a evolução dos jogos na Internet. As inscrições para professores e estudantes interessados em participar das palestras e atividades acadêmicas podem ser feitas no http://www.sbgames.org/sbgames2010/.

Promovido hÁ 9 anos pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Games), o SBGames 2010 serÁ organizado pela Univali (Universidade do Vale do Itajaí), e vai ocupar todas as salas de convenção do hotel Bristol Castelmar, no centro de Florianópolis.

"Este é um evento único, pela troca de experiências que proporciona, reunindo pesquisadores das principais universidades que oferecem cursos de game, representantes da indústria nacional, e os fornecedores de tecnologia", diz o coordenador do evento, Prof. Rudimar Luís Scaranto Dazzi, da Univali.

No encontro, mais de mil profissionais de desenvolvimento, professores e estudantes de universidades de todo o Brasil, e outros players da indústria de jogos nacional e internacional, vão inteirar-se das últimas tecnologias e estudos e trocar conhecimento.


Programação acadêmica

Dentro da programação acadêmica, que começa um dia antes da abertura oficial do evento, no dia 7 de novembro, haverÁ apresentação dos principais trabalhos do software Blender Pro. As inscrições serão feitas no local, sem custo. Também serão realizados os cursos de Unity, tecnologia 3D mais usada no desenvolvimento de games atualmente, utilizada em Taikodom: Living Universe. As inscrições são limitadas a 40 vagas e haverÁ custo de R$ 80,00. Paralelamente, serÁ realizado o WorkShop de Computação Criativa para games, com inscrições limitadas a 15 vagas e um custo de R$ 100,00. As inscrições para estes dois cursos são à parte do evento, e os interessados na reserva devem entrar em contato pelo e-mail ivancoelhoeventos@gmail.com.


Palestras

Jonathan Blow: Programador e Game Designer, é um dos organizadores do workshop Experimental Gameplay, que acontece durante a GDC (Game Developers Conference). Blow também é o criador do jogo Braid (PC, Xbox 360 e PS3), sucesso absoluto de críticas e vencedor de diversos prêmios, entre eles o de Melhor Design, no Independent Games Festival de 2006, e o de Game Casual do Ano, no 12th Annual Academy of Interactive Arts & Science Awards. Foi durante muitos anos colunista da conceituada revista Game Developer Magazine. Dia 10 de novembro, às 11h30.
Scot Osterweil: Diretor Criativo do MIT's Education Arcade. Antes de vir para o MIT, Scot era Senior Designer na TERC, onde projetou Zoombinis Odyssey Island, vencedor, em 2003, do prêmio Bologna New Media Prize. Foi designer dos jogos Switchback e Yoiks!, da empresa TERCworks, e de Inspire Data (da Inspiration Software) e seus predecessores Tabletop e Tabletop Jr. Dia 09 de novembro, às 11h30.
Don Marinelli: Produtor Executivo do ETC (Centro de Tecnologia e Entretenimento), departamento da Universidade Carnagie Mellon, em Pittisburgh, Estados Unidos. Dia 08 de novembro, às 11h50.
Tarqüinio Teles: CEO da Hoplon Infotainment, empresa que emprega 100 profissionais em Florianópolis. É idealizador do game de ação espacial em 3D Taikodom: Living Universe, o maior jogo massivo desenvolvido no Brasil, lançado na E3 Expo em Los Angeles este ano. Dia 09 de novembro, as 16h10.
Adir Pedro Filho: Diretor de Estúdio da Hoplon Infotainment. Teve forte atuação na criação dos mundos virtuais de Taikodom: Living Universe. Dia 10 de novembro, às 14 horas.
Daniel Sperry: Lead Programmer de Taikodom: Living Universe. Dia 08 de novembro, às 14h50.
Carlos Eduardo Nóbrega:
Gerente de Operação de Taikodom: Living Universe. Dia 10 de novembro, às 14h50.
Bruno Matzdorf:
responsÁvel pelo programa de desenvolvimento da Sony Computer Entertainment. Dia 10 de novembro, às 17h10.
Omar Toral: Diretor de Habilitação de Softwares para a América Latina da Intel, faz parte da equipe de habilitação de software mundial da divisão de relações de desenvolvedores (DRD-GSE). Dia 08 de novembro, às 16h10.


Missão Francesa

Destaque para Nicolas Gaume, presidente do Sindicato Nacional Francês do Game.
Este ano, o SBGames recebe uma missão francesa, que estÁ no Brasil para o 1º Encontro Franco-Brasileiro sobre Videogames, com o intuito de desenvolver parcerias comerciais e co-produções, além de colaborações entre universidades e laboratórios de pesquisa dos dois países. Composta por 12 representantes de empresas, universidades, laboratórios de pesquisa e pólos de competência. Essa missão vem com o objetivo bÁsico de conhecer as empresas brasileiras para buscar parcerias e projetos.


Lazer

Entre as atividade de lazer haverÁ a Exposição Artes PlÁsticas e Games - fazendo uma releitura de cenas de games clÁssicos com outras técnicas artísticas-, além de um grande Campeonato Taikodom: Living Universe. No campeonato as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo http://campeonato.taikodom.com.br/, independente da participação do Simpósio.

Serão cinquenta mÁquinas instaladas em um cenÁrio que reproduz uma lan house, montado na entrada do evento. Durante três dias, os jogadores disputarão baterias ou partidas de 40 minutos de Taikodom: Living Universe, game espacial 3D de ação e combate em tempo real. Os 3 vencedores serão premiados com placas de vídeo de última geração.

Assuntos
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Com esses adiamentos dos games...

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.