Créditos: AMD

AMD Ryzen Threadripper 3960X tem suas primeiras informações vazadas, com 24 núcleos e 48 threads

Modelo seria o mais básico da 3ª geração de processadores Threadripper, tendo sua previsão de lançamento para o mês de novembro

No próximo mês de novembro, junto com o Ryzen 9 3950X, a AMD promete trazer ao mercado a 3ª geração de processadores Threadripper, que também contarão com todas as novidades da microarquitetura Zen2, como aumentos no cache e na capacidade de calcular pontos flutuantes, e ganhos de até 15% no IPC quando comparados ao Zen+.

Apesar de já confirmado, ainda não temos informações oficiais da AMD sobre a futura linha Threadripper 3000. Logo, as primeiras informações surgem no campo dos rumores, acerca do AMD Ryzen Threadripper 3960X, que teria sua existência confirmada através de informações encontradas por @TUM_APISAK na ferramenta de benchmarks do game Ashes of the Singularity.

Na imagem, se nota que o possível processador de entrada da linha Threadripper 3000 já contaria com 24 núcleos e 48 threads, tendo a contagem de núcleos e threads do atual Ryzen Threadripper 2970WX. Logo, é provável que a AMD "suba um degrau" na quantidade de núcles/threads quando comparados aos Threadrippers de 2ª geração, e traga até um possível Ryzen Threadripper 3990X com incríveis 64 núcleos e 128 threads.

Já outro vazamento vem através de uma lista de produtos da AMD, que segundo @KOMACHI_ENSAKA, indicaria que os processadores Threadripper 3000 teriam um TDP de até 280W, o mesmo visto no processador EPYC 7H12, lançado recentemente pela AMD com 64 núcleos.

O que há de certeza é que os processadores Ryzen Threadripper de terceira geração serão lançados juntos ao novo chipset AMD TRX40, com base na especificação "SP3r3", em novembro.

Fonte: Guru3D, TechRadar, TechPowerUp
  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?