Créditos: TechPowerUp

Novas GPU "Arcturus" da AMD podem chegar no primeiro semestre de 2020 [Rumor]

Elas podem ser introduzidas nas placas Radeon Instinct fabricadas em 7nm+
Por Saori Almeida 15/10/2019 22:10 | atualizado 15/10/2019 22:10 Comentários Reportar erro

Novos rumores sugerem que o próximo lineup de placas gráficas Radeon Instinct (placas para uso profissional) da AMD devem chegar em 2020. Vazamentos que surgiram na última semana dão pistas de que a próxima geração de GPUs Arcturus devem ser introduzida nessa nova linha no primeiro semestre do ano que vem.

As GPUs Arcturus apareceram pela primeira vez em 2018 através do Linux (Phoronix Forums). Na última semana, o HWiNFO publicou algumas notas de lançamento para sua nova versão beta (v6.13-3945) e o que chamou a atenção foi o "suporte preliminar ao AMD Arcturus". Abaixo você confere algumas das mudanças dessa versão beta:

  • Suporte preliminar ao Intel Jasper Lake adicionado.
  • Suporte a VGAs/GPUs herdadas aprimorado.
  • Suporte aprimorado ao mecanismo de configuração PCI2 (Intel Saturn, Netuno).
  • AMD Radeon RX 5500 adicionada.
  • Suporte preliminar ao AMD Arcturus.

Além disso, o usuário Komachi_Ensaka revelou informações que afirma ser de uma nova placa Radeon Instinct M100 com uma GPU de arquitetura Arcturus. Essa arquitetura substituiria a Radeon Instinct MI60(placa profissional), principal placa da AMD nesse momento é baseado na GPU Vega 20 de 7nm.

Komachi também revelou uma série de chips marcados sob a família AI da AMD e o Arcturus parece ser um deles.

As Arcturus também  podem chegar com a terceira atualização de nó da empresa. Ou seja, elas seriam fabricadas no processo de 7nm+. As Navi 10 e Vega 20 presentes nas séries Radeon RX 5500 ,RX 5700 e aceleradores Radeon Instinct, para comparação, são baseadas no processo de 7nm. 

Não há, no entanto, muitas informações concretas sobre essa GPU. As especulações que temos até então incluem, por exemplo, o aumento do cache e da contagem de CUs - de 64 para 128. Isso representa duas vezes mais UCs que as Vega 10. 

Para o mercado gamer, a AMD provavelmente vai continuar focando nas Navi, que terá sua segunda geração lançada no mercado em 2020. As GPU Arcturus, se realmente saírem dos rumores, devem aquecer o mercado HPC na briga com placas da linha Quadro.

Via: TweakTown, Hothardware, WCCFTech
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida (ou Sakura, Naomi e no pior dos casos Sônia), veio do nem tão interior do Rio Grande do Sul para estudar Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e ver no que dava. Como gosta de dizer, "com o nome, veio o pacote": adora animes, mangás, doramas e cultura asiática no geral (não só entretenimento, ok?). O interesse por tecnologia e games existia desde pequena e aumenta a cada dia na redação do Adrenaline e Mundo Conectado.

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?