Transformando Radeon RX 5700 em RX 5700 XT via update de BIOS; veja como

Ação resulta em perda da garantia, mas pode garantir maior desempenho se der certo
Por Carlos Felipe Estrella 15/10/2019 16:36 | atualizado 15/10/2019 19:15 Comentários Reportar erro

A BIOS da placa de vídeo AMD Radeon RX 5700XT pode ser implementada na Radeon RX 5700 através de um processo de flashing, comprovou a equipe do site TechPowerUp. Com isso, é possível basicamente ativar configurações desativadas pela empresa na fábrica e, caso tudo dê certo, obter maior desempenho.

As duas GPUs são baseadas no mesmo chip base, o Navi 10 de 7nm, além de virem com os mesmos 8GB de memória de vídeo GDDR6. O design do PCB de referência é o mesmo entre elas, assim como o controlador de tensão se mantém idêntico. A maior diferença está na Radeon RX 5700 ter menos fases VRM — mas ainda assim seu controlador IR é capaz de compensar essa diferença.

Segundo a publicação, todos esses motivos permitem que se use o BIOS de uma das placas na outra. É importante notar que a troca do firmware não irá ativar mais processadores stream do que a AMD determinou. Com isso, a RX 5700 continuará com 2.304 stream processors ativos e a RX 5700XT ainda terá 2.560 processadores, independente da BIOS utilizada.

Mas ainda assim há vantagens para quem quiser se aventurar na troca da BIOS. Caso se faça o processo com uma Radeon RX 5700, ela poderá operar com os mesmos limites de energia e velocidades de clock que o modelo mais caro. O processo pode até mesmo ser feito com modelos customizados de fabricantes parceiras, desde que ambos usem um design de PCB idêntico entre si.

Processo gera perda da garantia

Como fazer flash da BIOS da RX 5700XT na RX 5700

Antes de começarmos o processo, é importantíssimo notar que você perderá a garantia da sua placa ao fazer isso. Isso também pode gerar danos ao seu hardware, incluindo a possibilidade de falha total da GPU. Faça esse processo por sua própria conta e risco, e apenas se tiver conhecimento total do que está fazendo.

O primeiro passo é encontrar uma BIOS compatível. Se a sua placa usar o design de referência (não importa qual nome de fabricante está na caixa), basta baixar esta BIOS aqui. Já quem tem um modelo realmente customizado pela fabricante precisará procurar uma BIOS de um modelo de 5700XT que combine com o design da sua 5700.

Na lista, busque uma placa que tenha configurações de monitor ou strings de ID parecidas. Ou procure por fotos do PCB para ver se elas são idênticas.

Fonte: TechPowerUp

A seguir, baixe a versão mais recente do software de flashing de BIOS da AMD. Abra o app, mas não sem antes remover todas as placas da AMD que não terão a BIOS alterada.

Fonte: TechPowerUp

Aperte no botão "save" (salvar) para fazer um backup da sua BIOS atual, para poder reverter o processo caso encontre problemas.

Fonte: TechPowerUp

Então clique em "load image" (carregar imagem) para selecionar a nova BIOS que será implementada na GPU.

Fonte: TechPowerUp

A seguir, clique em "Program" e o processo de flashing da BIOS irá começar. O processo deve levar cerca de meio minuto. Se tudo deu certo, você receberá uma mensagem dizendo que o processo foi bem sucedido e pedindo que seu PC seja reiniciado.

Para mais informações, confira o tutorial completo do site TechPowerUp (em inglês).


Fonte: TechPowerUp

Via: TechPowerUp
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?