Créditos: Avalanche Notícias | Intel

Core i9-10980XE da Intel consegue atingir até 5.1GHz em todos os seus núcleos

O processador teria clock base de 2.46GHz e até 3.93GHz no clock boost
Por Saori Almeida 09/10/2019 14:22 | atualizado 09/10/2019 14:22 Comentários Reportar erro

Em uma entrevista recente dada ao PCGamesN, a Intel revelou que o esperado Core i9-10980XE "Cascade Lake X" consegue atingir até 5.1GHz em todos os seus núcleos utilizando refrigeração líquida padrão. O processador deve chegar ao mercado como o topo de linha da nova família de CPUs da empresa para desktops de alto desempenho (HEDT), e já tivemos notícias sobre alguns resultados do modelo de 18 núcleos e 36 threads.

"Você pode fazer um overclock desses e obter resultados realmente interessantes." - Mark Walton, da Intel.

Os novos processadores Cascade Lake X chegarão para bater de frente com os Ryzen Threadripper 2000 da AMD, e já sabemos que em questão de preço a Intel está atenta à competição. A fabricante lançará as CPUs por praticamente metade do preço da sua última geração, e considerando a promessa de overclock de ~5GHz em todos os núcleos do Core  i9-10980XE , parece uma oferta bem interessante para os entusiastas do HEDT.

Porém, é bom lembrar que isso é uma loteria. O processo de construção dos chips sempre tem pequenas variações  e isso reflete nos resultados individuais. Ou seja, alguns processadores podem alcançar números mais baixos ou até mais altos que o divulgado. 

"Este é apenas um exemplo de um chip em particular que tivemos no laboratório; portanto, isso pode não refletir em todos eles. Só para esclarecer, todo chip é diferente, alguns fazem overclock melhor que outros, mas é possível.” - Mark Walton.

O Core i9-10980XE está programado para chegar aos consumidores em novembro, assim como os outros processadores da nova linha Cascade Lake X. De acordo com as últimas informações, ele tem clock base de 2.46GHz e até 3.93GHz no clock boost - menos do que o Core i9-10900X oferece. Sua  fabricação continua em 14nm(++) e o preço depois do ajuste ficou em US$979.

Via: WCCFTech Fonte: PCGamesN
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida (ou Sakura, Naomi e no pior dos casos Sônia), veio do nem tão interior do Rio Grande do Sul para estudar Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e ver no que dava. Como gosta de dizer, "com o nome, veio o pacote": adora animes, mangás, doramas e cultura asiática no geral (não só entretenimento, ok?). O interesse por tecnologia e games existia desde pequena e aumenta a cada dia na redação do Adrenaline e Mundo Conectado.

Qual melhor lançamento de game em outubro de 2019?