Créditos: WCCF Tech

Nvidia pode lançar GPUs de arquitetura Ampere de nova geração no começo de 2020

Novas placas de vídeo da Nvidia devem apresentar litografia de 7nm
Por Carlos Felipe Estrella 07/10/2019 15:48 | atualizado 07/10/2019 22:51 Comentários Reportar erro

A fabricante norte-americana de hardware Nvidia estaria se preparando para lançar sua próxima arquitetura de placas de vídeo já no primeiro semestre de 2020, num intervalo menor do que a empresa levou para sair da geração Pascal (2016) e entrar na Turing (2018). Em especial se considerarmos que a série RTX 20 ganhou uma geração intermediária Super, enquanto antes a Nvidia pulou diretamente da GTX 10 para a RTX 20 — num período de dois anos.

Como aponta o site TechPowerUp, a expectativa é que os ganhos de performance com a nova arquitetura da Nvidia sejam significativos, como costuma acontecer em mudanças de projetos de GPUs. Isso já começaria com uma redução da litografia dos atuais 12nm do Turing para um novo processo de produção de 7nm.

Apenas isso já deve resultar num aumento de mais de 50% na densidade dos transistores, o que por si só já resulta em potenciais aumentos de desempenho e de consumo de energia, em comparação com a geração anterior.


Fonte: WCCF Tech

No momento, não se sabe qual a fábrica que a Nvidia irá escolher para a fabricação da sua nova placa de vídeo. As especulações dão conta de que a Samsung pode ser a responsável por fabricar a geração Ampere — já que a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) está enfrentando problemas com as entregas dos seus projetos.

Enquanto isso, também são esperadas melhorias em termos de arquitetura, incluindo na área de Ray Tracing. Isso inclui alocar uma maior parcela do hardware para os núcleos de RT, assim como trazer melhor suporte ao ecossistema de aplicações de software para Ray Tracing.

Essas novas informações sobre a geração Ampere da Nvidia foram divulgadas pelo Igor do Igor's Lab, que no passado já divulgou informações confiáveis sobre o mercado de hardware. Essa foi a terceira vez que se publicaram rumores sobre a próxima geração de GPUs da Nvidia — da qual temos ouvido falar desde 2018.

Via: TechPowerUp, WCCF Tech
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual melhor lançamento de game em outubro de 2019?