Intel anuncia o SSD 665P com previsão de chegada para o final do ano

Modelo tem memórias mais densas e é mais rápido que 660p
Por Jacson Boeing 26/09/2019 13:35 | atualizado 26/09/2019 13:35 Comentários Reportar erro

A Intel realizou hoje, em Seul, na Coréia do Sul, o Memory & Storage Day, evento focado em sua unidade de negócios de memórias e armazenamento. Se a maioria dos anúncios foi para o mercado empresarial e Data Centers, a empresa fez ao menos um para o usuário final: o SSD Intel 665P, que chega ao mercado até o final do ano para substituir o Intel 660P, o primeiro e mais bem sucedido SSD a usar memórias de 4 bits por célula (QLC), tendo vendido milhões de unidades desde o seu lançamento no ano passado.

As especificações técnicas do Intel 665P ainda não foram anunciadas e não devem mudar muito com relação ao seu antecessor, já que ambos vem equipados com o mesmo controlador da Silicon Motion, modelo SM2263, porém o novo SSD da Intel irá possuir memória QLC NAND de 96 camadas, enquanto o 660P tinha apenas 64 camadas.

Na área de demos era possível conferir o desempenho na prática, com dois notebooks rodando o CrysalDiskMark 7 Beta, um equipado com o Intel 660P e outro com o Intel 665P rodando sobre um firmware em estágio inicial. O Intel 660P alcançou 1.228.62 MB/s de leitura sequencial e 1.333.17 MB/s de escrita sequencial, enquanto o modelo equipado com o Intel 665P conseguiu atingir 1.816.56 MB/s de leitura sequencial e 1.887.50 MB/s de escrita sequencial, o que é um avanço considerável se comparado ao Intel 660P.


Foto: Nathan Kirsch do Legit Reviews

Conforme destacou David Lundel, Diretor Senior de Planejamento Estratégico para SSDs, da Intel, "o Intel SSD 665P é crítico na estratégia para eliminar os discos rígidos em computadores mainstream", o que demonstra o foco da Intel em tentar levar essa linha de produto ao máximo de consumidores possíveis.


Entendendo os SSDs QLC da Intel

Hoje existem dois tipos principais de SSD no mercado. Os baseados nas memórias TLC, em teoria mais rápidos e também mais caros, que armazenam 03 bits por célula; e os SSDs baseados em memórias QLC, que utilizam 04 bits por célula, o que em teoria possibilita maior armazenamento com menor custo, porém com velocidades menores.

No intuito de criar um SSD veloz usufruindo dos benefícios da memória QLC, porém sem perder velocidade, a Intel desenvolveu o SSD 660P - e o recém anunciado SSD Intel 665P - como unidades de armazenamento que combinam a tecnologia Intel QLC 3D Nand para aumentar a capacidade, em conjunto com um sistema de cache baseado nas memórias SLC (mais rápidas que as memórias TLC e QLC), para aumento de desempenho, criando assim uma linha de produtos com boa performance a custos mais acessíveis.

A quantidade de cache SLC varia de acordo com a capacidade do SSD e a Intel alega que 50% de todos os usuários de PC usam até 234GB de armazenamento em seus PCs. Tendo esse uso e capacidade em mente, um SSD Intel 660P de 2TB teria 280GB de cache SLC, esse número cai para 140GB em um SSD de 1TB e para 55GB para um SSD de 512GB. Quanto menos cache, menor a performance do SSD, já que a memória SLC é extremamente rápida. Como a quantidade de cache SLC é variável, a tendência é que o desempenho do SSD caia conforme o usuário vá adicionando mais GBs de dados em seu SSD. O mínimo de cache SLC que o SSD 660P terá  também varia com a capacidade do SSD, conforme imagem abaixo.

Caso queira ver nossa análise do SSD Intel 660P basta clicar aqui. Temos também um artigo completo lá no Mundo Conectado explicando os tipos de SSD disponíveis no mercado e as vantagens de cada modelo.

O jornalista viajou a Seul a convite da Intel

  • Redator: Jacson Boeing

    Jacson Boeing

    Apaixonado por tecnologia, gadgets e pelo universo geek em geral, Jacson Boeing é sócio-fundador e Editor do Adrenaline, onde desenvolve um trabalho de bastidores, desenvolvendo parcerias e formas criativas de dominar o universo! Fora os sonhos ambiciosos, também ajuda no desenvolvimento de pautas e escreve esporadicamente sobre tecnologia, além de viajar para cobrir in-loco alguns eventos internacionais considerados importantes dentro da estratégia de expansão do Adrenaline.

Qual melhor lançamento de game em outubro de 2019?