Créditos: AMD | WCCFTech

Próxima geração de CPUs Epyc Zen 3 podem chegar com tecnologia SMT de quatro vias

Os novos processadores são esperados para algum momento de 2020

A AMD concluiu oficialmente o design da terceira geração da arquitetura Zen e os rumores sobre ela já começaram a circular. De acordo com o Hardwareluxx, a empresa pode usar uma tecnologia de multithreading simultâneo (SMT) de quatro vias em seus núcleos Zen 3 para ter mais desempenho e poder de processamento paralelo nas CPUs de data center Epyc.

As futuras CPUs Epyc de codinome "Milan" devem chegar com litografia 7nm+ Extreme Ultra Violet da TSMC, que aumenta a densidade do transistor em até 20%. Porém, a maior novidade até agora deve ser a introdução da tecnologia SMT de quatro vias. Com ela, a CPU teria quatro threads virtuais por núcleo, aumentando o desempenho. Essa melhora aconteceria pois as micro-operações seriam divididas em quatro grupos e o tempo de execução seria reduzido. O processamento paralelo melhoraria e os usuários de data center poderiam executar mais máquinas virtuais. 

Fora isso, o rumor menciona que a AMD deve continuar com o soquete SP3.

A expectativa é que as CPUs Zen 3 Epyc sejam lançadas em algum momento de 2020, junto com os processadores Ryzen 4000. A arquitetura Zen 4, por sua vez, ainda está na sua fase de design e deve demorar mais um pouco. O lançamento é esperado para 2021.

Via: TechPowerUp
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida (ou Sakura, Naomi e no pior dos casos Sônia), veio do nem tão interior do Rio Grande do Sul para estudar Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e ver no que dava. Como gosta de dizer, "com o nome, veio o pacote": adora animes, mangás, doramas e cultura asiática no geral (não só entretenimento, ok?). O interesse por tecnologia e games existia desde pequena e aumenta a cada dia na redação do Adrenaline e Mundo Conectado.

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?