Baseado em Android Pie, Bliss OS recebe suporte para Vulkan no PC

O sistema operacional Bliss OS baseado no Android agora está recebendo o suporte para a API Vulkan. O Bliss OS é um sistema para PCs x86 baseado no Android Pie e foi lançado em abril deste ano com o suporte da Google Play Store. O SO tem objetivo de chegar aos usuários de computador que querem rodar o Android, e é por isso que a equipe por trás deste projeto atualizou seu lançamento do Android 9 Pie com suporte à API Vulkan Graphics.




O que é a Vulkan e porque ela pode mudar para sempre o mercado de games para PC

Agora o Bliss OS conta com suporte a Vulkan, e os usuários podem ter acesso ao suporte à API ao selecionarem "Vulkan" no menu avançado do grub ou adicionarem manualmente “VULKAN = 1” à linha de comando do grub. Conseqüentemente ao suporte a Vulkan, os estados de suspensão (sleep states) também estão parcialmente funcionando. A CPU ainda estará ativa durante os estados de suspensão simulada, mas a atividade cairá para quase zero.

O Bliss OS é um sistema novo e em experimentação, por isso ele ainda traz alguns problemas. A Barra de Tarefas, por exemplo, existe para proporcionar aos usuários de PC a experiência da área de trabalho, mas os problemas da barra de navegação continuam ao usar a Barra de Tarefas. Além disso, nota-se que os estados de suspensão ainda não estão funcionando corretamente com operações que não utilizam Vulkan e IA_Hardware-Composer, e o systemUI pode reiniciar durante esses momentos de uso. O botão ON/ OFF também pode não funcionar com alguns hardwares.

Segundo orientações e discussões em fóruns, parece que o Bliss OS ainda é um sistema para usuários mais experientes, já que seu desempenho ainda está em desenvolvimento. Para instruções mais detalhadas de uso e instalação do Bliss OS, confira este link (em inglês) do fórum do XDA Developers.

Via: Mundo Conectado
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Estudo Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais. Assista lá, o conteúdo é legal ;D

Já comprou novamente um mesmo game em outra plataforma?