Créditos: Divulgação AMD

Enfim AMD pode estar preparando uma GPU Navi 12 e 14 para o meio de outubro [rumor]

Placas atenderiam a lacuna entre as Polaris e as Navi atuais
Por Diego Kerber 23/09/2019 08:56 | atualizado 23/09/2019 09:04 Comentários Reportar erro

Um update recente nas bibliotecas do software Mesa 3D reacendeu os rumores sobre possíveis novos modelos de placas de vídeo baseadas na microarquitetura Navi, da AMD. O código faz referências a dois modelos, a Navi 12 e Navi 14, que podem chegar na metade de outubro.

O palpite sobre a data de outubro acontece por conta do cronograma do software Mesa 3D, já que o "release candidate" do programa sairia na metade do próximo mês.

As placas Navi seriam úteis para resolver um problema da atual lacuna entre as placas baseadas em Polaris, caso das Radeon RX 590, e as Navi, que começam com a Radeon RX 5700.

Atualmente esse meio é tomado por modelos ineficientes da linha Radeon Vega, deixando sem concorrência direta placas como a GTX 1660 e 1660 Ti. Uma Navi subdimensionada teria condições de fazer frente a esses dois modelos de forma muito mais eficiente, aproveitando as evoluções da linha de 7nm da empresa e da microarquitetura RDNA. Porém, como se trata de um rumor, sempre bom destacar que o ideal é esperar por um anúncio oficial partindo da própria AMD, confirmando a existência deses dois modelos.

As placas Navi são a segunda linha baseada em 7nm das Radeon, porém diferente da Radeon VII, lançada com a microarquitetura GCN das Vega, elas introduzem a mais eficiente RDNA, a mesma que irá equipar os consoles de próxima geração. Já testamos os dois modelos atuais da linha Navi, a AMD Radeon RX 5700 XT, atual topo da linha, e a Radeon RX 5700, modelo parcialmente desabilitado do chip Navi 10.

Apesar da nomenclatura Navi 12 e 14, a AMD costuma dar "números maiores"  para nova interações de chips, muitas vezes reduzindo seu porte, como aconteceu no lançamento da Polaris 10, que equipou a Radeon RX 480, e a Polaris 11, que equipou a mais modesta RX 460.

Via: Guru3D Fonte: Bibliotecas Mesa 3D
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego colabora com a Adrenaline na produção de notícias e artigos na coluna "Vida Digital".

Já comprou novamente um mesmo game em outra plataforma?