Créditos: Intel

Intel Core i9-10980XE com 18 núcleos e 36 threads aparece em vazamento de benchmark

Supostos resultados do Geekbench mostram performance do topo da linha Cascade Lake-X
Por João Gabriel Nogueira 20/09/2019 08:43 | atualizado 20/09/2019 08:43 Comentários Reportar erro

A Intel não está disposta a ficar pra trás no mercado HEDT de computadores de alta performance e pode estar preparando uma linha de processadores que vai complicar a vida dos atuais Threadripper de segunda geração. Ontem tivemos o vazamento do Core i9-10900X, que deve ser o modelo de entrada para a geração Cascade Lake-X. Hoje, no entanto, estamos vendo o modelo que pode ser o topo dessa linha, o Core i9-10980XE, com um total de 18 núcleos e 36 threads. Confira abaixo os supostos resultados deste processador no Geekbench:

Dá pra ver pela tabela de especificações que o Core i9-10980XE aparece com 2.46GHz no clock base e até 3.93GHz no boost, que são números menores do que os oferecidos pelo Core i9-10900X. Isso pode ser por causa, justamente, da sua grande quantidade de núcleos, que deve gerar uma quantidade expressiva de calor, podendo causar complicações em clocks mais elevados. Mas, mesmo com esse clock e sendo fabricado num processo de 14nm++, o Core i9-10980XE teve resultados bem interessantes, se eles estiverem corretos. O comparativo abaixo foi organizado pelo pessoal da HotHardware:

A Intel supostamente estaria planejando superar os Ryzen Threadripper de segunda geração com a sua linha Cascade Lake-X em termos de performance por dólar. Ou seja, a ideia é oferecer componentes que não sejam mais baratos em valores absolutos, mas que quando comparamos o nível da performance pelo preço cobrado, o processador sai mais em conta.

Mas é interessante lembrar também que este planejamento seria para superar os Threadripper 2000, sendo que a AMD deve lançar neste ano ainda seus novos modelos voltados para HEDT, os Threadripper 3000 baseados em Zen 2. Esses produtos devem ter um salto de performance considerável em relação à geração atual, além de sua chegada provavelmente diminuir os preços, complicando a vida da Intel na busca da melhor performance por dólar e aquecendo a competitividade deste mercado.

Fonte: HotHardware
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Já comprou novamente um mesmo game em outra plataforma?