Créditos: PC Mag

EA começa testes beta de serviço de streaming Project Atlas

No momento, teste está disponível apenas para um pequeno grupo de usuários

A EA começou seus testes com o serviço de streaming de games Project Atlas, que promete permitir que os usuários joguem jogos da companhia num grande número de dispositivos. De acordo com a própria produtora, o teste técnico está apenas disponível para um pequeno grupo de pessoas.

No momento, esses usuários podem testar jogos como FIFA 19, Need for Speed Rivals, Titanfall 2 e Unravel. Como é comum em serviços de games por streaming como esse, os jogos salvos durante a fase de testes ficam armazenados na nuvem. Isso significa que os jogadores podem parar de jogar num dispositivo e retomar o game de outro aparelho, partindo de onde estavam anteriormente.

Anúncio oficial do EA Project Atlas

"Quando falamos em jogos na nuvem, estamos falando de um jogo que reside num serviço da EA, em vez do dispositivo móvel ou PC do jogador. O gamer entra no jogo após instalar um cliente leve que pode acessar os servidores da EA, onde os jogos são executados. Estamos desenvolvendo software que utiliza a nuvem para processar remotamente e transmitir jogos multiplayer de sucesso, em HD, com a mais baixa latência possível, além de criar ainda mais possibilidades para jogos dinâmicos, sociais e entre plataformas".
Comunicado oficial da EA

De acordo com o site Guru 3D, no momento os testes beta também estão lidando com a qualidade de streaming. Por enquanto, os jogos podem ser aproveitados em smartphones e em televisões na resolução 1280 x 720 (HD).

"Além disso, estamos investindo nos jogos na nuvem para possibilitar personalização mais profunda e, eventualmente, criar um mundo repleto de conteúdo gerado pelos usuários — apagando as divisões entre os domínios discretos de serviços e engines de jogo. Na realidade, o motivador principal da plataforma unificada de próxima geração da EA, é a fusão desses dois domínios, antes distintos, juntamente com o paradigma dos jogos na nuvem".
Comunicado oficial da EA

Ainda segundo a publicação, nos próximos meses, os programadores vão ficar de olho nos problemas que apareçam, em especial se o Project Atlas apresentar interrupções ou conexão instável. No momento, não se sabe se ou quando o serviço de streaming da EA será lançado para uma audiência mais ampla.

"Na EA, temos uma visão do futuro em que os jogos vão além das experiências envolventes que os jogadores têm hoje em dia. Estou falando de jogos que oferecem mundos vivos, em constante evolução. Você jogará um dia e, quando voltar no outro, as coisas terão mudado com base nas ações de outros jogadores, da inteligência artificial e até do mundo real. Essas novas experiências levarão a interações sociais mais profundas e significativas".
Comunicado oficial da EA

Concorrentes como Google (com o Stadia) e Microsoft (com o xCloud) também estão trabalhando em seus próprios serviços de streaming de jogos.

Via: Guru3D
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?