Créditos: Forbes

Zen 3 e RDNA 2 aparecem em 7nm+ em novos roadmaps oficiais da AMD

Novas gerações devem chegar em 2020 e roadmap já menciona Zen 4
Por João Gabriel Nogueira 12/09/2019 15:45 | atualizado 12/09/2019 15:45 Comentários Reportar erro

A AMD teve dois lançamentos de sucesso este ano, tanto no segmento de CPUs como de GPUs. Mas, conforme baixa a poeira da chegada dos novos Ryzen e das placas Navi, a empresa divulgou dois novos roadmaps durante uma reunião comercial para lembrar a todos que já está se preparando para os lançamentos do ano que vem, a arquitetura Zen 3 de CPUs e RDNA 2 de GPUs.

Não chega a ser uma surpresa para ninguém, mas é interessante ter a confirmação oficial de que tanto Zen 3 como RDNA 2 serão fabricados em 7nm+, que é o nome comercial do processo EUV que a TSMC vai usar na fabricação desses componentes, prometendo uma densidade de transistores até 20% maior que a encontrada nas gerações atuais usando 7nm.

Os slides não confirmam que Zen 3 e RDNA 2 chegam no ano que vem, mas isso é o que se espera e também dá pra imaginar observando a linha do tempo que aparece embaixo das duas imagens, terminando em 2022 na parte de CPUs e 2021 quando fala de GPUs. Essa diferença se dá ao fato de que, falando de seus processadores, a AMD já deixa ali mencionada a "próxima próxima" geração de seus Ryzen, a Zen 4, que aparece como "em design".

Claro que também já era de se esperar que a AMD esteja trabalhando constantemente nas próximas gerações Zen, e se a Zen 3 já vai aparecer no ano que vem, é mais do que natural que o foco de alguns dos desenvolvedores agora tenha se voltado ao Zen 4, que pode estrear uma nova litografia.

Comparando os slides também podemos entender que a AMD deve seguir sua fórmula atual e fazer o lançamento das novas CPUs antes das GPUs, apresentando Zen 3 antes das RDNA 2.

Também vale mencionar que a janela de lançamentos oficiais se coloca num ótimo timing para termos as novas gerações de hardware devidamente apresentadas antes de vermos as versões customizadas que Microsoft e Sony prepararam para colocar em seus consoles next-gen, que devem chegar às lojas no final do ano que vem, trazendo também as novas tecnologias da AMD.

Fonte: Guru3D
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual game da TGS você está mais ansioso?