Créditos: Sony

O botão "X" do controle do PlayStation na verdade se chama "Cruz"

Será que isso vai diminuir a confusão com o botão no controle do Xbox?
Por João Gabriel Nogueira 08/09/2019 14:10 | atualizado 08/09/2019 14:10 Comentários Reportar erro

Se na sua vida você já viu alguém chamar de "cruz" o "xis" do controle do PlayStation, provavelmente você riu da cara dessa pessoa. Mas agora chegou a vez desses raros excêntricos se vingarem, porque a conta oficial do PlayStation do Reino Unido declarou que, oficialmente, o botão de fato se chama "cruz".

"Triângulo
Círculo
Cruz
Quadrado

Se a Cruz se chama X (não se chama), então do que vocês têm chamado o Círculo?"

Claro que aqui no Brasil o "círculo" é mais conhecido carinhosamente como "bolinha", mas é um jeito de chamar que ainda mantém a lógica por trás do nome dos botões: eles são "formas" e não letras. No caso do controle do Xbox, por exemplo, temos letras mesmo, então o "X" ali é "X" mesmo.

Para ajudar no argumento de chamar o botão de "cruz" um outro usuário explicou que tem uma diferença na geometria dos desenhos. Segundo seu post, cruzes têm seus traços equidistantes, enquanto o "X" forma um retângulo. O tweet foi respondido com um meme de anime pela conta do PlayStation do Reino Unido, que parece ser bem saidinha.

Aparentemente, nos aprofundando na discussão, daria pra chamar a "cruz" de "garfo" também, porque o botão foi descrito assim no PCB dos controles em algum momento, só pra deixar a situação mais sofrível:

Agora ficam dois questionamentos. O primeiro é, por quê, Sony? Por que nos deixou chamar a "cruz" de "xis" por tanto tempo? Só pra deixar todos os jogadores confortáveis e depois acabar com seus usos e costumes?

O segundo questionamento provavelmente já sabemos a resposta. Será que as pessoas vão abandonar o "xis" e começar a usar a "cruz"? Pessoalmente, não apostaria nisso, afinal não vejo muita gente por aí dizendo "jif" em vez de "guif" quando falamos das imagens animadas .gif. Nos diga nos comentários se você vai se manter no time do "xis" ou se vai aceitar o peso dessa "cruz" de hoje em diante.

Fonte: Eurogamer
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?